Regionalismos: Populares entre Turistas

Olá a todos, meu pseudônimo é Mathias Maltanas (autor da coluna, frequentador e moderador do Discord de Brigada — meu contato lá é thebluemage_4778) e junto da…

… Erina (revisora do texto) e do…

… Johh (revisor das regras) estamos aqui com uma coluna mensal nova no blog!

Cadê o Lancaster? Ok, explicando do começo: ele não abandonou o blog e tampouco tirou férias. É que ele está ocupado com projetos e precisa de tempo pra eles — aí ele me perguntou se eu não podia fazer uma coluna mensal no blog, eu topei, chamei ajuda e aqui estamos.

E abrimos aqui nossa coluna Pé de Página, o território
em aberto para os nossos articulistas. Divirtam-se!

Esse primeiro Pé de Página é sobre uma velha conhecida dos jogadores de Brigada, agora atualizada pelo novo Brigada Ligeira Estelar RPG: antes Vantagens Regionais, agora Regionalismos

Para quem chegou agora, as Vantagens Regionais no 3D&T Alpha eram pequenos bônus que um personagem ganhava de graça por ter crescido num mundo (no caso de Brigada) ou reino (no caso de Tormenta). Eram únicas, restritas entre si (um personagem não podia simultaneamente ter as Vantagens Regionais de Albuquerque e Tarso, por exemplo), e por 1 ponto era possível comprar um poder extra, geralmente uma versão mais forte ou evoluída da Vantagem de 0 pts.

No Victory, assim como os Arquétipos representam o que você é (Humano? Familiar? Esper? Evo?), e os Kits sua forma de enfrentar os desafios do universo (como Jornalista? Nobre? Oficial Hussardo da Brigada?), os Regionalismos no novo BLE RPG representam qual a sua origem. Onde você cresceu, como foi criado, educado e por tabela, absorveu da cultura e costumes daquele mundo, local e/ou forma de viver.

Eles são opcionais — sim, você pode ser de Ottokar e não ter nenhum Regionalismo de lá – e todos custam 1 ponto. Ainda são restritos entre si (ou seja, não, nada de dois Regionalismos num mesmo personagem), e ainda dependem da origem do seu personagem.

O livro básico do Brigada Ligeira Estelar RPG terá um Regionalismo para cada mundo principal do Sabre, mas os fatos são que…

Terra: 40 mil km de circunferência, por volta de 200 países, cada
um com sua cultura e costumes (e páginas na Wikipédia).

… conforme consta no livro A Constelação do Sabre Volume 1, página 5:

Trocando em miúdos, cada planeta no cenário tem espaço para muito! Os povos de um mundo podem ser culturalmente parecidos (ou não…), mas ainda assim apresentar diferenças em termos de crenças e formas de ver o Sabre, a vida e o universo. Seus habitantes podem ter origens interessantes e distintas entre si, e até surpreendentes.

Por conta disso, seguindo também a lógica de “oras porquê não, vamos nos divertir”, apresentamos aqui Regionalismos opcionais para os mundos do Sabre — use-os à vontade em sua mesa, e nos conte depois o que achou deles. 😀 Não mordemos, e podemos ser encontrados no Discord de BLE para bater papo.

Inara

Submerso (1 pt)

Restrição: apenas para personagens que cresceram em Inara, ou em contato constante com ambiente aquático.

Sombra, água fresca, um sol forte e ao fundo, um kaiju andando por aí. Muitos imaginam que isso seja Inara… tá, esquecemos de gente bonita com roupa de banho… e vá lá, não estão tão errados. Mas boa parte de quem sonha com Inara costuma ignorar a água.

O planeta é um gigantesco arquipélago, e abaixo d’água a gravidade é na prática outra, a forma de se mover é distinta e oxigênio pode estar acessível apenas dentro de si ou no equipamento que você levou consigo. Não é tão diferente de condições encontradas no espaço… o que explica você se adaptar tão bem a ele quando chega lá!

Albuquerque

Estelar (1 pt)

Restrição: para personagens que cresceram em Albuquerque, ou muito bem envoltos pelo suporte funcional e benéfico do Império.

Silas Falconieri liderou um esforço monumental, e você vive no projeto idealizado por ele: a Aliança Imperial. É como se os tempos anteriores a ela tivessem sido envolvidos por uma névoa fria, pesada e escura, e então um dia ela foi retirada.

Todos puderam ver o céu estrelado. E ele é fabuloso.

Você entende que essa névoa pode voltar. Esforços diários existem para que as coisas voltem a ser como eram no tempo de seus bisavôs (quando o frio dessa névoa chegava aos ossos), e em vários pontos do Sabre, as coisas ainda são muito ruins. Portanto, é necessário seguir o exemplo, afastar a névoa e mostrar as estrelas às pessoas — afinal, de que vale um céu estrelado se ele não pode ser compartilhado por todos?

Annelise

Tato (1 pt)

Restrição: para personagens que cresceram em Annelise, ou um local com foco em harmonia social.

Você é nativo de Annelise, e por consequência a frase “pacifique, não duele; duele, não guerreie” está imbuída em seu espírito, mesmo que você talvez não saiba disso conscientemente.

O leitor a esse ponto talvez esteja se perguntando… “peraí, o quê?!”

O Sabre vê Annelise como um local de grandes exageros e tramas dignas de folhetim… os quais são criados em Annelise… mas um observador cuidadoso pode notar um fato: enquanto vários planetas do Sabre tiveram convulsões sérias em sua história recente — guerras, desastres econômicos, rebeliões —, Annelise parece sempre estar à parte de tais eventos, a tal ponto que deve ter sido o planeta menos afetado pela guerra que levou à formação do Império, adotando uma postura de neutralidade. Agora imagine quanta habilidade diplomática deve ter sido necessária para conseguir essa posição e mantê-la.

Bismarck

Sincronia (1 pt)

Restrição: para personagens que cresceram em Bismarck, ou em cultura militar.

Pelotões militares de Bismarck agem em conjunto, com disciplina militar invejável.  Cada soldado faz parte de um todo muito bem azeitado: sabem o que fazer, quando fazer e porquê fazer, graças a um treinamento tão rigoroso e bem-sucedido que certas atitudes se tornam instintivas.

Você não necessariamente é um militar, mas é Bismarckiano, o que significa ter parte de si agindo com lógica militar. E você aplica isso em sua vida.

Montalbán

Honra (1 pt)

Restrição: para personagens que cresceram em Montalbán, ou num ambiente baseado em honra. Além disso, o personagem deve ter um Código (-1 pt) e ser ATIVO no cumprimento do mesmo.

Você é de Montalbán — e se não é, erram seu planeta de origem com frequência. Está certo de suas convicções e lutar por elas para você é como respirar, até porque aquilo em que você acredita é como oxigênio para você. E oxigênio é inflamável, está no seu coração e portanto seu coração QUEIMA.

Viskey

Experimental (1 pt)

Restrição:  para personagens que cresceram em Viskey, ou numa mistura cultural em ebulição.

O que os Viskeyjin que preferem que nada mude em Viskey esqueceram sobre o planeta é que seu próprio povo mudou e se adaptou várias vezes na história: deixou para trás uma quase extinção de seu povo original; se separou das outras duas facções culturais; abraçou uma cultura que não era dele; nutriu e ajudou espers; e na “Noite da Traição”, mudou de lado e graças a isso se tornou parte do Império.

Diante disso, se prender a uma forma antiga de viver é algo que você vê como covardia, medo ou claro, desejo de que tudo permaneça como está para que o conforto da situação atual continue… mas as bases desse conforto já estão erodindo diariamente, e por boas razões.

Claro. Você entende que mudanças podem não ser necessariamente positivas. Mas antes tomar a iniciativa para encontrar e trazer aos viskeyjin o benéfico nas possibilidades que o Sabre traz, a deixar que decidam por você o que você será.

Por ora é isso! Sintam-se livres para fazer comentários e oferecer feedback (algum Regionalismo ficou muito fraco? Muito forte? Podia ser melhor?), e pra quem gostou do artigo, estaremos de volta com mais no futuro! 

Até lá! Que o céu de todos seja estrelado, e em caso de nevoeiro, que as névoas que bloqueiam a visão das estrelas se vão para não mais voltar.

DISCLAIMER: Aria The Animation pertence a Amano Company; Legend of Galactic Heroes pertence a Yoshiki Tanaka; Last Blade 2 pertence a SNK. Imagem da nebulosa NGC 604, M33. Créditos: NASA, ESA, CSA, STScI. Image processing: Alyssa Pagan (STScI)Arte de Viskey por Will Walbr.

Brigada Ligeira Estelar ® Alexandre Ferreira Soares. Todos os direitos reservados.