O que é a Brigada Ligeira Estelar?

Brigada Ligeira Estelar é um cenário de campanha criado por Alexandre Lancaster para 3D&T – sistema brasileiro de role-playing game da Editora Jambô. É uma ambientação de mecha e space opera com elementos de capa-e-espada e pesada influência das animações japonesas de ficção científica como GundamCapitão HarlockPatrulha Estelar e tantos outros. Robôs gigantes e oficiais militares são batizados a partir da velha nomenclatura de cavalaria, como HussardosLanceiros e Dragoneiros. O livro de cenário contém uma extensa cronologia e apresenta inúmeros tipos de personagem, incluindo pilotos militares, piratas e corsários espaciaisparanormais, nobres e mercenários. Além disso, ele conta com duas obras em quadrinhos originariamente publicadas no site Social Comics: Batalha dos Três Mundos e Shadrach.

Informações Básicas

• A Constelação do Sabre

Cenário principal da ambientação, a constelação é composta de noventa e quatro planetas mas, de todos eles, apenas dezenove são capazes de abrigar vida — embora satélites de outros mundos possam ser terraformados ou abrigar colônias espaciais. Esses mundos foram unificados, durante a Guerra do Sabre, graças a um herói chamado Silas Falconeri — um homem bem intencionado que se tornou imperador acreditando poder salvar o povo da injustiça, caos e pobreza. Assim nasceu a Aliança Imperial do Sabre — que prosperou sob seu comando, embora ressentimentos de classe social contra as origens modestas de Falconeri acabassem mergulhando seus mundos em um mar de intrigas políticas. Silas teve um herdeiro (Silas II), mas este não deixou sucessores e morreu sob circunstâncias misteriosas. Há um segundo filho de Silas, Lucas Falconeri (Príncipe-Regente do Planeta Montalbán) e todos sabem que ele é o herdeiro do trono por direito — porém, graças à influência de seus rivais no Congresso e no Judiciário, seu caminho para o trono foi emperrado e o Império tem sido governado por Regentes Provisórios desde então.

• A Invasão dos Proscritos

Os Proscritos são uma horda espacial que invade diferentes mundos, esgotam seus recursos naturais e destroem tudo o que eles não possam carregar. Eles atacaram de surpresa com seus robôs pilotáveis (conhecidos como Quimeras) um dos mais distantes mundos da constelação, Ottokar, despertando o povo do Sabre para lutar por seu futuro em um momento no qual a autoridade imperial está enfraquecida. Pouco se sabe sobre eles — pelo menos publicamente…

• A Brigada Ligeira Estelar

Corpo Imperial de Guarda da Brigada Ligeira Estelar foi criado décadas atrás pelo próprio imperador Silas Falconeri quando o planeta Tarso, incapaz de exercer hegemonia política sobre o resto do Império, tentou iniciar uma guerra de secessão e arrastar outros mundos sob sua liderança. Ao final do conflito, a força de voluntários criada para enfrentá-los foi reestruturada e renomeada como Brigada Ligeira Estelar, passando a simbolizar os princípios humanistas por trás da Aliança Imperial e encampados por Falconeri — uma “guarda popular”, cultivando uma atitude inclusiva e heróica (e pilotando os robôs de combate conhecidos como Hussardos Imperiais). Tais circunstâncias levaram a Guarda Regencial de Tarso a encampar um discurso opositor, passando a representar tudo o que nega as crenças heróicas e igualitárias do primeiro fundador.

Publicações

Brigada Ligeira Estelar vem sendo publicado desde Novembro de 2012, inicialmente pelo sistema 3D&T Alpha e, a partir de agora, com um sistema próprio (Brigada Ligeira Estelar RPG) cujo lançamento foi anunciado para 2019.

BRIGADA LIGEIRA ESTELAR RPG: a versão atual do sistema, valorizando a customização de robôs pelo jogador iniciante e permitindo personagens mais capazes e poderosos para sua campanha.

  • Brigada Ligeira Estelar RPG — Livro Básico: tudo o que você precisa para jogar na Constelação do Sabre está aqui neste único livro, sem a necessidade de outros volumes. Um sistema avançado, com regras para construção de personagens, introduzindo de vez o cenário para novos jogadores. AGUARDE.

PELO SISTEMA 3D&T ALPHA: a versão anterior, para ser jogada em conjunto com o Manual 3D&T Alpha. Muito de seu material pode ser usado como conteúdo de apoio para a atual versão de Brigada Ligeira Estelar. Ela pode ser encontrada AQUI, no site da Jambô Editora.

  • Brigada Ligeira Estelar: suplemento de cenário que introduz a Constelação do Sabre, a Aliança Imperial, vários kits de personagem, modelos de robôs gigantes e um capítulo inteiro dedicado aos invasores proscritos. Pode ser encontrado AQUI.
  • Arquivos do Sabre: o melhor companheiro para mestres e jogadores em suas jornadas pela Constelação do Sabre. Novas regras, descrição de inimigos, capítulos dedicados a pilotos militares, a nobres e outras classes do cenário. Pode ser encontrado AQUI.
  • Constelação do Sabre, Volumes 1 e 2: dividida em dois volumes, temos aqui um panorama detalhado dos mundos que compõem a Aliança Imperial, em ordem alfabética — além de novos kits de personagem e regras extras. Podem ser encontrados AQUI e AQUI.
  • Belonave Supernova, Volumes 1 e 2: seja o protagonista de seu próprio anime de ficção científica nessa dramática saga em vinte e seis episódios (treze por volume) ambientada na Constelação do Sabre — com consequências graves para o cenário! Além disso, temos várias dicas para mestres de jogo e arquétipos clássicos de personagem do gênero, prontos para futuras campanhas se preciso for! Podem ser obtidos AQUI e AQUI.

Quadrinhos

  • Batalha dos Três Mundos: a primeira história em quadrinhos no universo de Brigada Ligeira Estelar. Três oficiais novatos, em um planeta virtualmente morto e coberto por gelo, estão à caça de piratas espaciais e descobrem um segredo que pode transformar o futuro da constelação… e as armadas proscritas estão atrás dele! Roteiro de Alexandre Lancaster, autor dos livros de RPG, e arte de Israel de Oliveira. Pode ser obtido AQUI.
  • Shadrach — A Honra do Caçador: Shadrach é um caçador — alguém que sempre irá buscar seu alvo aonde estiver. Ao lado de seu parceiro (apelidado apenas de Garoto) e da inteligência artificial Mãe-2, ele viajará pelo espaço em busca de qualquer coisa que possa ser encontrada e levada — pelo melhor preço, é claro. Este é o primeiro volume de suas aventuras contínuas pela Constelação do Sabre, com roteiro de Alexandre Lancaster e arte de Altair Messias. AGUARDE.

Agora é a hora de pilotar seu robô gigante e mergulhar nos mundos da constelação!

(Arte de Wal Souza)

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s