Regionalismos: Mistérios para a Vida Toda

Olá a todos! Mais uma vez estamos aqui, Mathias (o autor), Erina (revisora do texto e autora do Regionalismo de Forte Martim e Trianon) e Johh (revisor das regras) com mais um artigo da coluna Pé de Página — ainda falando sobre Regionalismos!

Para aqueles que chegaram agora e não leram os artigos anteriores, os Regionalismos serão, no futuro novo livro básico de Brigada, uma representação do que seu personagem absorveu enquanto crescia em uma cultura, um lugar, numa forma de viver. Cada um deles custará 1 ponto, serão opcionais e seu personagem só pode ter UM deles no máximo.

Essa coluna tem o objetivo de apresentar Regionalismos opcionais, que não constarão no livro básico, para os planetas do Cabo à Ponta do Sabre. E o foco hoje é sobre “Mistérios Para A Vida Toda”: os planetas onde a busca pela verdade parece ser infinita, cada resposta traz mais perguntas e há um preço a se pagar por cada descoberta.

Então sem mais delongas (até porque vocês vão ver, esse artigo ficou GRANDE), vamos lá!

Altona: Achado! (1 pt)

Restrição: para personagens que cresceram em Altona, ou até o pescoço afundados nos grandes mistérios do Sabre.

Quem é de fora, quando vai embora, diz que Altona é um labirinto. 

E você concorda com muito gosto! Mas o que poucos entendem é que fora de Altona, por baixo da superfície do Império e além, o labirinto continua — expansivo, abissal — capaz de clamar a vida dos incautos, despreparados e azarados.

Mas isso também pode ser positivo! Podem trazer oportunidades — conhecimento, riqueza, fama… e o desbravamento de grandes mistérios. Por conta disso, você dedica parte do seu tempo e esforços para descobrir o que está oculto no labirinto, e costuma encontrar coisas úteis!

Estação Parlamentar: Língua Afiada (1 pt)

Restrição: para personagens que cresceram na Estação Parlamentar, ou outro local de muita política.

Muitos tem problemas com ela, e alguns querem explodí-la, mas poucos querem viver na Estação Parlamentar: é um ponto de travessia entre a Ponta e o Fio do Sabre, com um custo de vida elevado e sem nada interessante acontecendo… a menos que você seja um político, ou interessado em política, e suas consequências. 

Pois aqui mundos mudaram de órbita. Bilhões de pessoas tiveram suas vidas alteradas para melhor e pior. Muita história passou de alguma forma pela estação onde você cresceu, onde palavras têm tanta força quanto armadas estelares inteiras… e graças a isso, você aprendeu a respeitar — e usar — a força do verbo.

Schulmann: Modelos Mentais (1 pt)

Restrição: para personagens que cresceram em Schulmann, ou em ambiente altamente acadêmico.

O Asteroide Schulmann é uma instituição que prima pela excelência de seu ensino, pesquisa e extensão. De lá saíram grandes estadistas, profissionais renomados num sem fim de disciplinas, exemplos para a Constelação e até mesmo além.

Viver lá desde a infância é raro, mas possível — talvez você tenha nascido no meio do bacharelado da sua mãe, e com suporte do Asteroide, família e amigos, ela conseguiu lhe criar ao mesmo tempo que estudava. Refugiados que acabam por lá por ser parte do império, mas não sob as leis de algum planeta específico também encaixam, assim como funcionários que carregam a família consigo para o novo local de trabalho.

Entre poucas pessoas da sua idade inicialmente, sua maior companhia foram os livros, e com eles é seguro dizer que você aprendeu muito. Ficam as dúvidas se você aprendeu tão bem a ser sociável…

Saumenkar: Então, Vejam Bem…

…Saumenkar não tem Regionalismos no futuro livro básico, pelo menos até o momento.

Calma, eu explico: o grande problema é que pós-Batalha dos Três Mundos, Saumenkar se uniu ao Império… mas sua população esteve inativa, esperando o momento certo para despertar, e criar outros Andro-Ginóides.

Por consequência, Andro-Ginóides de personagens jogadores Iniciantes (ou seja, feito com 10 pts) foram criados há pouco tempo e não tem memórias culturais suficientes para um Regionalismo, ou podem até ser mais antigos, dos tempos do Grande Vazio… mas, por questões de má conservação de dados e entropia, perderam muito das memórias originais.

“Mas Mathias, eles são robôs, não daria pra só fazer um download de um… kit cultural básico e é isso, problema resolvido? Se até o Neo em Matrix aprendeu kung-fu fazendo download de como lutar e ele era humano, porque meu andro-ginóide não pode baixar um ‘Kit Nativo de Viskey’, oras?

Bom, talvez desse, mas imagine o Sabre. Um lugar onde o trauma de quase ter chegado à extinção graças a seres não-orgânicos ecoa até hoje, fazendo ciborgues terem problemas sociais.

Agora todos lidam com essa nova espécie cibernética que faz parte do Império, com membros que nasceram praticamente ontem, mas — hipoteticamente — agindo como se sempre tivesse estado ali. Com maneirismos e comportamentos que apenas nativos de determinados lugares teriam, graças a “kits básicos culturais”.

Imagine a paranoia, as dúvidas que a população teria — “se eles agem como se sempre tivessem estado aqui, então talvez estivessem mesmo. Talvez estivessem escondidos entre nós todo esse tempo. E se meu vizinho for um Andro-Ginóide e eu não sei? E o que eles pretendem, agindo nas sombras?”

A sociedade Andro-Ginóide tem uma boa noção de que, se tiveram que estar escondidos por séculos em Saumenkar, foi porque a convivência entre eles e os povos da Constelação se deteriorou a ponto de todos perderem muito com isso. Os Andro-Ginoides não pretendem repetir os mesmos erros do passado.

Vale à pena lembrar, difamação, calúnia e fake news são parte do arsenal dos vilões do Sabre. Melhor não abrir brecha para eles criarem ESSA imagem dos Andro-Ginóides na população****:

“Tá, mas e se meu Andro-Ginóide lembrar de como era a vida em Montalbán séculos atrás, antes da hibernação? Ele pode ter Regionalismo?”

Ok, me pegou. Mas nesse caso, vamos ver se eu entendi: se seu Andro-Ginoide é dos tempos pré-hibernação, então ele tem memórias do GRANDE VAZIO. O período histórico do qual muito pouco se sabe, e muito se quer saber. O quão valiosas seriam essas informações para pessoas inescrupulosas, e o que fariam para conseguí-las? É o suficiente para ter Maldição (-2 pts) além do Regionalismo, representando as tentativas dessas pessoas?

E quem disse que a Montalbán do Grande Vazio era a mesma de hoje? Seu Regionalismo representativo daquela época seria o mesmo?

Mas enfim, convenhamos: é possível encontrar desculpas para um Andro-Ginoide ter um Regionalismo (até eu já pensei em uma boa aqui, sinceramente), então se você realmente quiser, converse com o Mestre, apresente seus argumentos e veja se ele deixa.

E pra não deixar vocês tristes, fizemos quatro Técnicas exclusivas para Andro-Ginóides, aproveitem 🙂

Trianon: Acerto de Contas (1 pt)

Restrição: para personagens que cresceram em Trianon ou em um ambiente marcado por desigualdades sociais e injustiças. 

Quando, finalmente, chegou a sua vez de ser reparado (ou vingado) pela espada justiceira do herói libertador Silas Falconeri, algo ocorreu. A sanha conciliadora tão característica do Velho Falcão o possuiu, abrandando sua lâmina e garantindo que tudo desse em nada. Os de sangue azul continuam jantando brioches e pão-de-ló enquanto você e seu povo degustam a fome e a miséria.

O Império falhou com você.

Mas deixe a rabugentice para os mercenários de Gessler! Você fará com seu sabre o que Silas não fez com o dele. Você trará a libertação de seu povo!

Você não luta para defender ideias, ideais, estabilidade social ou outras dessas palavras difíceis, roubaram de seu povo o direito de atingir esse nível de complexidade. Você luta contra alguém ou “alguéns”. Gente com um rostinho, um temperamento, um jeitinho de contaminar o mundo com sua podridão. Á seu favor você tem sua espada, seu robô e as habilidades de distração, drama e espetáculo que você aprendeu sendo contratado para distrair e divertir os nobres em suas festanças e banquetes.

Sua língua é tão afiada quanto sua lâmina. Insulte, provoque e ridicularize seu opositor. Tire-o do sério e faça-o sentir o gosto do próprio veneno. Pendure-se em candelabros, salte sobre as mesas, desarme-o. Enfim, faça uma glamourosa justiça. Ou vingança. Ou os dois!

Winch: Rivalidade (1 pt)

Restrição: apenas para personagens que cresceram em algum dos hemisférios de Winch, ou em ambiente de alta competitividade.

Você é de Winch (Oriental ou Ocidental), e DETESTA O OUTRO LADO e tudo que ele representa! E como o vê como ameaça constante não importa o que ele esteja fazendo, sente um ímpeto feroz de superá-lo quando ele aparenta ser melhor que você, porque você precisa sempre estar pronto! Nunca se sabe quando o outro lado virá com uma arapuca!

Mesmo que alguém dele esteja apenas indo comprar um pão na padaria nova, VOCÊ COMPRARÁ DOIS, sem discussão! Ou entrará num grande discurso sobre como o glúten faz mal à saúde e frequentará a lanchonete-sem-glúten rival da padaria, e gastará lá, é claro, o dobro.

Fora de Winch, feliz ou infelizmente, sua paranoia e costume acabam fazendo alvo de pessoas que não tem ABSOLUTAMENTE NADA A VER com os problemas do seu hemisfério, e se alguém lhe aponta isso vai receber um sermão sobre como o inimigo está SEMPRE à espreita! Ou pelo menos que você prefere manter o costume para superar os próprios limites através da rivalidade, assim estará pronto quando realmente precisar.

Só para adicionar um robô gigante por aqui, eles estavam em falta.

* O Ministério da Saúde Imperial adverte: usar essa Vantagem contando com a sorte enquanto seus aliados estão nas últimas pode causar desconforto, tontura, Derrota e Testes de Morte!
** Sim, esse efeito é bem parecido com Poder Surpreendente, do Manual 3DeT Victory, página 169 — se ele estiver sendo usado, nesse caso o gasto do Regionalismo é de 1 PA a cada 2 usos.
*** Explicitamente, a gente bloqueou Auspicioso aqui pra evitar o combo desse Regionalismo + a Vantagem opcional de Invulnerabilidade nas mãos de um personagem de escala Ningen sendo tanque de golpes de robô gigante (SIM, ALGO ASSIM ROLOU NA MESA HOMEBREW DOS AUTORES DO ARTIGO ENVOLVENDO UM TESTE DE LANÇA GIGANTE). Permitam Auspicioso por suas contas e risco! 😀
**** Até onde se sabe, a Praga Ginóide NÃO foi um caso de um exército de robôs declarando guerra. Foi uma espécie de, simplificando, relacionamento tóxico entre humanos e andro-ginóides que quase levou à extinção de uma parte da humanidade por, entre outros problemas, falta de descendentes. Deixamos como exercício de imaginação ao leitor qual dos dois cenários de risco existencial seria mais efetivo em criar paranoia manipulável no povo do Sabre…
***** Técnica Comum, não Regionalismo. Não, eu não fiquei detalhando razões pra Andro-Ginóides não terem um pra depois criar uma Técnica que permite isso, né…
****** Repitam comigo: “esse não é um cenário onde um ser humano — ou equivalente — vai derrubar um mecha no soco”, então, a menos que o Mestre deixe, não vai rolar usar um Slot pra aprender a Técnica-altamente-destrutiva-e-poderosa-do-super-raio-laser-que-não-deveria-estar-na-mão-de-um-robô-de-1-metro-e-70…

DISCLAIMER: Créditos da imagem do topo para Adrian Mann / Stocktrek Images via Getty Images illustration; Alien Structures 3 é criação de Lenar Shakirov; Phoenix Wright: Dual Destinies pertence à CAPCOM CO., LTD.; UQ Holder (mangá) é publicado no Japão pela Kodansha, e escrito e desenhado por Ken Akamatsu; Starfield foi desenvolvido pela Bethesda Game Studios, publicado pela Bethesda Softworks e pertence à ZeniMax Media Inc.; Matrix pertence à Warner Bros.; Exterminador do Futuro… está no meio de uma batalha judicial entre os criadores e a Skydance, e nós não temos certeza de com QUEM os direitos do filme e da franquia estão; Megaman Powered Up pertence à CAPCOM CO., LTD.; Divine Gate pertence à GungHo Online Entertainment,Inc. e Divine Gate World Council; “Nathaniel Bacon confronts Governor Sir William Berkeley” é criação de Sidney King; Hajime No Ippo (mangá) é publicado no Japão pela editora Kodansha, e escrito e desenhado por Jyoji Morikawa; Ragnarok pertence a Kazuyoshi Katayama, via Studio Khara e Dwango.

Brigada Ligeira Estelar ® Alexandre Ferreira Soares. Todos os direitos reservados.

3 comentários

Deixe uma resposta