Como todo mundo já sabe, o BRIGADA LIGEIRA ESTELAR RPG tá na área, e chegou a hora de entrar jogar… mas sempre há focos de dúvida e pontos a esclarecer. Por isso mesmo, decidi falar um pouco mais sobre os Tepeques por aqui, justamente um dos pontos fundamentais do jogo. Como eu mesmo escrevi no livro, vocês são… os… protagonistas! Seu robô sempre vai ter um diferencial, algo para elevá-lo em meio aos demias, e os tepeques são o veículo para isso!
O conceito é simples: temos um frame básico definido por categoria (hussardo, lanceiro, caçador, etc.), sendo este ser mais forte ou mais fraco de acordo com o modelo, e a partir disso é hora de personalizar o material. Para isso existem as Áreas (AR), baseadas em Resistência X2. Um robô ou veículo com R2 tem quatro áreas (4AR), podendo aumentar o número possível ao custo de pontos de vida (não adianta, mexer no chassi pode fragilizar a máquina).
Aqui entram os Tepeques. Salvo se os protagonistas tiverem um patrono, concedendo-lhes um modelo mais potente, assume-se que o robô ou veículo vai ser construído como qualquer personagem: 10 pontos mais dois de desvantagem. Então tá, temos quatro áreas para nosso robô de -2pt. Logo, qualquer tepeque a ser anexado não pode extrapolar esse limite de 4 pontos. Assim você usará um pool de pontos extras para construir tepeques, com metade desse valor.
Significa que vou ter só dois pontos? Se você tiver apenas 2 de resistência, sim. Mas isso não é complicado. Vamos a um exemplo prático.
TORPEDO DE ALTA DESTRUIÇÃO: Ataque Especial: Distante, Ataque Especial: Potente (+1). Link.
Basta fazer sua seleção de vantagens, desvantagens ou o que for. Com isso, seu tepeque tem dois pontos mas ele pode se valer de uma desvantagem no máximo para resolver isso. Assim, vamos usar a desvantagem Link (-1pt.).
Qual é a dessa desvantagem? Bem, um efeito não pode ser usado separadamente neste tepeque. Você não pode atirar seu torpedo em curtas distâncias e esperar o mesmo resultado. Assim, você criou um tepeque de um ponto, dando a você espaço para criar outro à sua escolha. Vamos imaginar que o personagem precise de algo mais voltado ao corpo-a-corpo. Ele decide criar uma espada enorme, capaz de detonar os inimigos ao redor… vamos chamá-la de Durindana.
Durindana (Espada): Ataque Especial: Aproximação, Ataque Especial: Área, Ataque Especial: Potente. Utensílio, Restrição (-1pt.).
Não há nada dizendo que não se possa usar dois pontos de desvantagens para o tepeque — mas esse é o máximo, fiquem espertos! Vamos imaginar que a sua espada enorme seja energética, surgindo do nada, mas… o cabo dela é bem material. O robô pode sacar o cabo, acioná-lo e emitir uma enorme lâmina brilhante. Possibilidades?
Com essa espada, um robô pode se aproximar de todos os inimigos de uma tacada só, fazer aquela cena espetacular com um ataque de área, atingindo todos os alvos ao redor (seu robô gira no espaço com uma espada e de repente todos os seus adversários explodem) — e ainda adicionar o valor do seu P ao dano. Basta somar os PMs de cada um (5PMs com Poder +2)! Por sorte, você não comprou link e pode usar cada ataque separadamente na maior parte do tempo…
Mas em compensação, para o Tepeque custar um ponto, você colocou Utensílio — ou seja, é um item físico que, no caso da falha crítica, vai cair de sua mão — e Restrição. Com este último, talvez o item não funcione dentro da água, (a lâmina é de energia, afinal) mas esse é um efeito incomum, de um ponto. Cabe ao mestre complicar a vida do piloto, criando chances para o nosso robô ser molhado, inutilizando provisoriamente o funcionamento do tepeque.
Agora temos dois tepeques de um ponto, para começar. Como só metade de suas áreas foram gastas, ele ainda pode anexar algum equipamento encontrado no meio do caminho, ou, com os pontos de experiência, obter novos tepeques personalizados. Mas e se eu obtiver mais tepeques, além do meu espaço disponível? Bom, você pode ter quantos tepeques quiser, mas não pode usar mais do que suas áreas pré-determinadas. Isso significa removê-los para usar outros.
É similar ao Age System de Gundam Age: no hangar, você escolhe os tepeques disponíveis e a equipe técnica remove um para anexar outro. Imaginemos que nosso protagonista tenha removido uma arma do inimigo e ela vale uns três pontos. Caso o mestre o permita, o personagem o levará para o hangar, o técnico fará um teste de máquinas… e pronto, você terá um novo tepeque. Junte ao inventário, mas você não poderá usá-lo com os dois outros ao mesmo tempo.
Nessas horas, um patrono ou um título de nobreza são importantes para os personagens — afinal, você precisa ter um lugar para estocar tepeques extras! Você também pode aumentar o número de suas áreas (ver página 99 de Brigada Ligeira Estelar RPG) ou, a longo prazo, destinar alguns pontos de experiência para a evolução de seu robô. Se uma máquina ficar mais resistente, supõe-se que ela pode carregar mais anexos, certo?
Até a próxima… e divirtam-se.
DISCLAIMER: I’m the Evil Lord of an Intergalactic Empire! é propriedade de Yomu Mishima, via Quad/Kabushiki-gaisha JFK e ANN (ABC, TV Asahi), AT-X; Mobile Suit Gundam Age pertence à Bandai Namco Filmworks, Inc; Super Robot Wars Original Generation: The Inspector é propriedade da Bandai Namco Filmworks Inc. e da Asahi Production Inc.. Imagens para fins jornalísticos e divulgacionais.
Brigada Ligeira Estelar ® Alexandre Ferreira Soares. Todos os direitos reservados.





