Como todo mundo que me acompanha desde o começo já sabe, a coluna “Cinco Trilhas Sonoras” só sai da sua tumba quando eu percebo que não vou escrever algo decente a tempo de ser publicado — e uso este como um tapa-buraco. Mas, pelo menos, elas serão trilhas sonoras legais! Vou começar pela surpresa deste ano: I’m the Evil Lord of an Intergalactic Empire (Ore wa Seikan Kokka no Akutoku Ryoushu!)! Eu não dava absolutamente… nada por esta série, mas…
…não é que ela me surpreendeu? Tirante o fato dela ter elementos mágicos (pontuais, bom reforçar, mas que ganham importância para a construção do personagem principal), ela se revelou uma boa referência para campanhas de Brigada Ligeira Estelar, do ponto de vista da nobreza. Aliás, estou ouvindo a trilha instrumental oficial enquanto digito e, de cara, ela se mostra ótima para soltar como fundo da mesa de jogo. Podem escutar sem medo, eu garanto.
O outro anime bacana deste ano foi, claro, GquuuuuuX e sua versão alternativa do universo Gundam clássico. Gosto de como ele trouxe arrojo, urgência e atualidade temática para a franquia. Quanto à trilha sonora, custei um pouco a achar no Spotify porque ela está bem pulverizada e só buscando playlists individuais para reunir esse material. Há trilhas tradicionais e eletrônicas, e estas se saíram melhor na minha opinião, mas julguem por si mesmos.
Já que Aldnoah.Zero voltou à baila este ano com o lançamento de um longa resumo e de um capítulo extra no seu mais recente box de blu-ray, achei de bom tom incluí-lo na lista de hoje. O conceito em si foi sensacional — real robot versus super robot, com batalhas criativas e soluções inteligentes — mas o protagonista é de lascar e a segunda temporada escangalha de vez o que restava de personagens e trama. Quanto à trilha, está aí para quem gostar.
O outro deste ano foi Aquarion Myth of Emotion (ou Aquarion MOE, como seu character design ostensivamente nos faz lembrar). Desse, eu vou ficar devendo uma opinião concreta sobre a série, por um motivo simples: eu ainda não o assisti (mais um salto de 12.000 anos?). Mas a trilha sonora abre com um empolgante punch setentista tradicional e se segura bem. Não é uma trilha que tradicionalmente eu usaria em uma mesa de jogo — mas é ótima de se ouvir.
Eu sempre concluo com uma trilha vintage, é tradição da coluna, mas normalmente procuro sempre algo dentro da seara do real robot. Não desta vez: está aqui a trilha do cult total Zambot 3, a subversiva série onde Yoshiyuki Tomino começou a mostrar suas garras e desconstruir o universo dos robôs gigantes (que à época viviam uma toada mais infantil). Achar isto foi uma surpresa, então não poderia deixar de compartilhar. Até a próxima e divirtam-se.
DISCLAIMER: I’m the Evil Lord of an Intergalactic Empire! é propriedade de Yomu Mishima, via Quad/Kabushiki-gaisha JFK e ANN (ABC, TV Asahi), AT-X; Mobile Suit Gundam: GquuuuuuX e Invincible Super Man Zambot 3 pertencem à Bandai Namco Filmworks, Inc; Aldnoah.Zero é propriedade de Olympus Knights e A-1 Pictures, Inc.; Aquarion: Myth of Emotions é propriedade de Shoji Kawamori, Satelight, Inc. e Project AQUARION MOE; Imagens para fins jornalísticos e divulgacionais.
Brigada Ligeira Estelar ® Alexandre Ferreira Soares. Todos os direitos reservados.
