Perfis de Personagem: o Durão

Como vocês já estão cansados de saber, esta é uma série de artigos dedicados a cada um dos vinte perfis de personagem do futuro novo livro de Brigada Ligeira Estelar RPG (AQUI). Os oito primeiros perfis cobriram os perfis ligados ao Ponto e ao Contraponto. Aqui nós entramos na nossa terceira categoria: o Músculo — e não é difícil, nem de longe, entender seu o conceito: é o braço forte do grupo, pronto para meter a mão na massa quando for preciso.

“Meter a mão na massa”, no entanto, é um conceito relativo — tanto pode ser um sujeito cheio de armas em seu robô gigante, pronto para explodir tudo e sentar o braço no inimigo, quanto aquele cara grande e forte com habilidades mecânicas, capaz de improvisar modificações no robô de todo mundo em um local isolado para explodir os responsáveis por deixar seu time ilhado e acuado (os mais velhos vão se lembrar do B.A. do seriado Esquadrão Classe A).

No entanto, a força bruta costuma fazer parte do pacote. É claro, isso não se aplica necessariamente à aparência e seu personagem não precisa ser um sujeito grande e forte (embora isso seja bem comum no gênero). Aquela mocinha minúscula pode ser uma combatente física feroz — lembrem-se: no 3DeT, seus personagens compram efeitos, não causas. Não há diferença se 2d6 de dano são causados por um tiro ou uma pedra. 2d6 são 2d6. Machuca do mesmo jeito.

Ele tem blindagem — e armas de fogo. Então, tecnicamente,
isso o qualifica como um potencial robô para um durão.

Dito isto, podemos falar do nosso primeiro perfil ligado ao Músculo: o Durão, sempre capaz de cumprir o que promete — e isso costuma não ser nada agradável. De modo geral, ele é o personagem mais ligado ao uso de armas e é capaz de assumir o papel de linha de frente, protegendo o restante do time e causando danos significativos a seus inimigos. No entanto, ele não precisa ser apenas um personagem unidimensional capaz apenas de usar a força bruta.

É possível ter em jogo um Durão bem construído, com uma história de vida única capaz de justificar sua personalidade e, principalmente, suas habilidades. Ele pode ter treinado desde muito jovem em combate físico ou com armas pesadas, por exemplo. Ele também ter adquirido sua força física por meio de trabalho duro em um ambiente hostil. Isso não terá ocorrido sem traumas, claro, mas seu time pode ajudá-lo — sem fazê-lo deixar de ser um cara Durão.

Por outro lado, um bom conceito pode funcionar melhor do que
um histórico. O que fez de Isao Ōta o que é? Precisamos saber?

O Durão pode ser um personagem de alta resistência e defesa, capaz de aguentar bastante dano antes de cair (e provavelmente ser um grandalhão) mas isso não é realmente uma regra: ele também pode ser capaz de causar muito dano com ataques corpo-a-corpo ou com armas de fogo pesadas, mas ser menos resistente e precisar de proteção extra dos outros membros de sua equipe, de algum modo. Vamos fazer logo nossa pequena listagem de personagens no gênero:

Akihiro Altland (Gundam: Iron-Blooded Orphans): o Durão em sua forma mais clássica! De poucas palavras, forte como um touro — e o segundo melhor piloto de sua milícia mercenária, vencendo seus inimigos na base da brutalidade!

Ataru Suruga (Majestic Prince): o cara armado até os dentes. Ele é um nerd mirrado mas, dentro de um robô gigante, ele é sim o Durão do time e, para reforçar esse conceito, sua equipe de apoio tem o tipo físico que lhe falta.

Ataru Suruga, de Majestic Prince: um nerd franzino — mas,
dentro de um robô gigante, ele é o cara das armas por ali.

Dearka Elsman (Gundam Seed): ele começa como um Bruto (um típico perfil antagonista*) mas evolui, muda de lado e se reposiciona como o Durão de seu time durante a Aliança das Três Naves, sem perder o seu perfil de artilheiro.

Isao Ōta (Patlabor; Fukuda no Brasil): um Durão com defeito de fabricação. Se pudermos resumir sua mentalidade, seria “atire primeiro e pergunte depois”. Ah, sim: sua pontaria é ótima quando ele se concentra… mas isso é raro.

Kallen Stadtfeld (Code Geass): “ué, mas ela não era a Outra Mão?” Sim, na primeira temporada. Mas, no decorrer da série, ela adquiriu essa dinâmica dentro dos Cavaleiros Negros enquanto perdia espaço para C.C., podem reparar.

Como mostram os exemplos, o Durão é um personagem capaz de causar grandes danos aos inimigos graças ao seu uso de armas e equipamentos pesados. Isso pode torná-lo uma opção atraente para os jogadores mais voltados ao combate.

Kallen Stadtfeld de Code Geass: ela tem todos os
tropos da durona a seu favor, podem conferir.

No entanto, o Durão também pode ser limitado em termos de mobilidade e flexibilidade. Se ele carregar pessoalmente equipamentos e armas pesados (e isso também se aplica a seu robô ou veículo), sua velocidade de movimento pode se reduzir, tornando-o um alvo mais fácil para os inimigos. Por isso é importante, para o personagem jogador, estar ciente das limitações do personagem e escolher estrategicamente quando e como usar esses equipamentos todos.

Por fim, é importante para o Durão ser um personagem com personalidade forte e capaz de ajudar a manter o moral do time em alta, mesmo nas situações mais difíceis. Ele pode ser um combatente experiente com conhecimento de dinâmica de grupo ou um tipo mais solitário, mas deve estar sempre disposto a lutar pela equipe e defender seus companheiros. Fique alerta e não o deixe se tornar um Edgelord. Isso… nunca… dá certo!

Até a próxima — e divirtam-se!

À esquerda, o robô de Akihiro Altland em Gundam:
Iron-Blooded Orphans.
E aí, vai encarar essa?

* O Bruto seria um personagem violento mas, normalmente, não muito inteligente.

DISCLAIMER: Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans Code Geass são propriedades de Bandai Namco Filmworks, Inc.; Ginga Kikoutai Majestic Prince pertence à SOTSU・Fields/ MJP Project; Patlabor: The Mobile Police é propriedade do grupo Headgear. Imagens usadas para fins jornalísticos e divulgacionais, sem direitos de propriedade infringidos.

12 comentários

Deixe uma resposta