Academias, antes de mais nada, são locais de ensino. É compreensível que universidades sejam também centros de pesquisa e desenvolvimento em diferentes campos: alunos estão preparados para serem pesquisadores não podem entrar às escuras em meio a uma pesquisa de ponta, por exemplo. Já em uma academia militar, isso não é necessário — mesmo o exército faz parcerias com universidades para pesquisas correlatas. Um cadete tem outras coisas a aprender.
Mas será mesmo que isso se aplica em um cenário de ficção científica espacial? De modo geral, nenhuma nação — e isso vale para todas as épocas e países — nunca gasta além do mínimo para suas forças cumprirem seu objetivo e sobreviverem para tal nessa ordem. Um oficial hussardo da Brigada Ligeira ESTELAR precisa ter noção de várias coisas além de pilotar um robô e combater fora dele. Ele obrigatoriamente participará de diferentes tipos de missões.
Então seus cadetes precisarão ser expostos a isso em algum momento. Daí a participação deles em missões de exploração e alguns eventos importantes. Talvez até alguma pesquisa possa ser desenvolvida no interior sua academia dentro de certos limites: é outro contexto, com outras necessidades, então novas regras se aplicam. Esses cadetes precisarão aprender a lidar com o espaço, com a eventualidade da gravidade zero, e com os riscos do desconhecido.
Missões de Exploração
Equipes de academias podem ser enviadas para explorar regiões ermas da Constelação do Sabre. Isso pode incluir asteroides desconhecidos, planetas não colonizados ou áreas do espaço com fenômenos misteriosos. Eles virão acompanhados de professores nessas horas, mas supostamente há uma margem de segurança para acompanhar essas missões. Se algo sério acontecer, é hora de convocar a Brigada… mas nossos ousados cadetes não ficarão sem se mexer, certo?
Áreas Misteriosas: explorar regiões com fenômenos como distorções temporais, campos de energia instáveis ou até buracos de minhoca. Essas missões os desafiarão a navegar por zonas perigosas enquanto desvendam esses fenômenos.
Asteroides Desconhecidos: equipes de academias são enviadas para acompanhar a investigação de asteroides pouco explorados ou recentemente descobertos. Eles podem encontrar minerais raros, ruínas antigas ou perigos inusitados.
Coleta de Dados: nossos cadetes acompanharão missões de pesquisa sobre a geologia, atmosfera e composição de planetas e asteroides. Parece chato, mas pode levar a avanços tecnológicos ou à descoberta de recursos bem valiosos.
Pesquisa Biológica: a humanidade já encontrou vida alienígena no cenário — só não encontrou vida alienígena inteligente. Mesmo assim, de ameaças bacteriológicas a seres ferozes, essa margem de segurança pode ser comprometida.
Planetas: academias patrocinam expedições a planetas ermos, enfrentando condições atmosféricas desafiadoras e desvendando os segredos desses mundos. Descobertas como ecossistemas únicos ou artefatos são possíveis recompensas.
Tecnologia Perdida: missões podem revelar tecnologias antigas ou avançadas, já perdidas ao longo do tempo. As academias podem competir para recuperar essas tecnologias — e garantir vantagens estratégicas em conflitos futuros.
Repercussões e Consequências
Descobertas significativas podem ter implicações políticas na Constelação do Sabre. As academias precisam decidir como compartilhar ou controlar informações que podem influenciar alianças interplanetárias. Tecnologias descobertas durante missões podem alterar o equilíbrio de poder e causar uma corrida armamentista entre as academias. A gestão ética e responsável dessas descobertas torna-se vital — e isso afetará o desenvolvimento dos personagens.
A superação de desafios durante as missões de exploração proporcionará oportunidades para isso. Eles podem ganhar reconhecimento, amizades duradouras ou, até mesmo, enfrentar dilemas morais que moldarão seu caráter. Então explore o aspecto acadêmico das academias, destacando descobertas científicas significativas feitas por equipes de estudantes em missões. Essas descobertas poderão ter ramificações tecnológicas, médicas… ou até mesmo históricas.
Fontes de Energia: equipes podem descobrir fontes de energia em mundos distantes ou asteroides. Essas descobertas podem mudar a tecnologia de robôs e naves espaciais ou trazer soluções para problemas energéticos nas colônias.
Materiais Exóticos: novos materiais com propriedades extraordinárias podem ser encontrados, permitindo a criação de armaduras melhores, armas mais poderosas — e tecnologias avançadas. Academias competem para garantir seu uso.
Teletransporte: descobertas relacionadas ao tema podem revolucionar as viagens espaciais e as comunicações interplanetárias. Equipes acadêmicas trabalham para dominar essa tecnologia, enfrentando desafios éticos — e práticos.
Avanços Médicos e Biológicos: em locais inesperados,equipes acadêmicas podem encontrar plantas ou substâncias com propriedades únicas. Essas descobertas podem levar à cura de doenças raras ou oferecer tratamentos inovadores.
Eventos Cósmicos
Podemos pensar também em temas ligados à Engenharia Genética Avançada ou a outros temas. Notadamente, os cadetes acompanharão essas pesquisas apenas para se habituar a territórios espaciais, ambientes de gravidade zero — e de repente, após uma missão, eles podem ter a expectativa de um passeio em um outro planeta próximo aonde possam se divertir. Mas é claro, sempre teremos alguma surpresa complicadora — senão sua mesa de jogo ficará um tédio só.
Então introduza eventos cósmicos inesperados, imprevisíveis e assustadores, como tempestades solares furiosas, buracos negros vorazes e anomalias quânticas enigmáticas. Tais eventos não apenas testarão as habilidades dos pilotos e cientistas mas também adicionarão alguma camada extra de emoção, e imprevisibilidade, às expedições interplanetárias. Mas pensem em situações capazes de ser resolvidas pelos protagonistas. Ninguém quer ficar só olhando.
Radiação e Campos Magnéticos: tempestades solares desencadeiam emissões de radiação intensas… e campos magnéticos turbulentos! Todos devem encontrar modos de proteger suas naves e robôs gigantes contra essas condições hostis.
Interferência em Comunicações: a interferência causada por tempestades solares pode perturbar as comunicações entre as equipes. Em meio ao caos, os personagens principais enfrentarão o desafio de manter coordenação e contato.
Gravidade Esmagadora: buracos negros exercem uma gravidade esmagadora, criando perturbações no espaço-tempo. Cadetes nem deveriam estar em uma missão dessas, mas talvez não haja jeito… e eles precisem das suas habilidades já.
Distorções Temporais: próximas a buracos negros, podem resultar em efeitos inexplicáveis. Os nossos protagonistas podem se deparar com paradoxos temporais, desafios à continuidade… e viagens no tempo inesperadas, por que não?
Quebras na Realidade: Anomalias quânticas criam quebras na realidade, desafiando a compreensão convencional da física. Pilotos e cientistas enfrentam desafios desconcertantes… e as leis naturais podem se tornar imprevisíveis!
Impacto na Tecnologia: Anomalias quânticas podem afetar suas naves e robôs gigantes, levando a mal-funcionamentos e falhas críticas. Para lidar com essas situações imprevisíveis, os protagonistas precisam improvisar soluções.
Aqueles a enfrentar tais desafios podem alcançar grandes feitos — mas isso não virá sem riscos altos. Eventos cósmicos exigem resiliência e engenhosidade. Sim, os protagonistas aprenderão a lidar com situações imprevisíveis, tornando-se mais capazes e adaptáveis. Mas não esqueça do resto do cenário no processo. Vocês podem não ser os primeiros a se instalarem no local. E se uma milícia como a TIAMAT já estiver por lá?
Até a próxima… e divirtam-se.
DISCLAIMER: Astra: Lost in Space é propriedade de Kenta Shinohara/Shueisha/Astra Lost in Space Production Committee; Gundam: G no Reconguista e Code Geass são propriedades de Bandai Namco Filmworks, Inc.; They Were Eleven pertence à Moto Hagio (versão animada via Magic Bus); Candidate for Goddess pertence a Yukiru Sugisaki via Production I. G., Inc.; Patrulha Estelar (Uchuu Senkan Yamato) é propriedade de Space Battleship Yamato 2199 Production Committee, Xebec, Inc. e Anime International Company, Inc.. Todos os materiais nomeados pertencem aos seus respectivos proprietários intelectuais. Imagens pertencentes a seus legítimos criadores e usadas para fins jornalísticos e divulgacionais.
Valeu mesmo, estava precisando dar uma mergulhada na parte científica do cenário 😉