De novo: esta é uma série de artigos dedicados a cada um dos vinte perfis de personagem do futuro novo básico de Brigada Ligeira Estelar RPG (AQUI). Os oito primeiros artigos cobriram os perfis ligados ao Ponto e ao Contraponto. Os três últimos foram os perfis ligados ao Músculo: o Durão, o Grande e Perito e o Gigante Gentil. Agora, antes de partirmos para o cérebro, falaremos do quarto e último músculo: o Barulhento. O favorito de muitos, aliás.
Normalmente, o Barulhento é uma combinação de físico e personalidade. Ele costuma ser extremamente bom de porrada, dentro e fora de um robô, mas ao contrário da natureza reservada do Gigante Gentil, ele é extrovertido, alegre, bem-humorado, sociável e meio rude. Adora beber e brigar — Talvez o seu primeiro contato com os demais seja numa briga, inclusive, mas depois ele é capaz de gostar de vocês — e muitas vezes são bravateiros e bem exagerados.
E falando em exagero, demonstrações de afeto como abraços quebra-costelas e tapas amigáveis nas costas (que farão a vítima pôr pulmões para fora) são comuns. Em ambientes mais focados em uso de equipamentos do que em força física, uma variante típica é a do atirador amigável, compartilhando a atitude mas não necessariamente a força física. Eles também são barulhentos, apenas não são grandes — nem tão fortes. No time, são músculos tão bons quanto.
O barulhento é um cara legal e ajuda a manter a moral do grupo levantada — só não tem lá muita noção. Mas podem ter certeza: na hora do aperto, ele vai estar lá, quer queiram, quer não. E vai usar sua força bruta, ou suas habilidades com uma arma (ou um robô gigante) para tirar os demais da reta. Dependendo das circunstâncias, talvez ele até se divirta com isso! Enfim, vamos logo à nossa tradicional pequena lista de exemplos na animação japonesa:
Aisha Clanclan (Outlaw Star): Grande, forte, casca-grossa, bravateira — e gente boa. Uma rara Barulhenta feminina (e uma garota-gato, ainda por cima).
Chibodee Crocket (G Gundam): brigar, farrear, passar cantadas, isso tudo é com ele! É descontraído, otimista e se os amigos precisarem, ele estará lá!
Gino Weinberg (Code Geass): apesar dele ser, digamos, a versão maligna do conceito (prestem atenção em suas palavras), sem dúvida ele é um barulhento!
Hayao Kakizaki (Superdimensional Fortress Macross — ou Ben Dixon em Robotech): cumpre quase todos os quesitos mas, infelizmente, sai cedo da história.
Kurz Weber (Full Metal Panic): alguém sociável, falador, muito extrovertido — e, tanto dentro quanto fora de um robô gigante, um atirador excepcional!
Os Barulhentos tendem a incomodar com sua presença inicial, mas é difícil não gostar deles com o tempo. Eles são carismáticos — ao seu modo exagerado.
Há certas vantagens em se ter um barulhento no bando. Ele costuma ter um grande coração, valorizar as amizades (embora às vezes seja preciso conquistar a dele) e se mover quando os demais precisam. E temos suas capacidades de combate, é claro — eles não fazem parte do espectro do músculo à toa! Eles costumam ser excelentes quando o assunto é tiro, porrada e bomba. Mas há mais: eles tem a vantagem de agitar as coisas, e isso é ótimo para o mestre!
Se há algum dos protagonistas pronto para levar seu time para um bar, aonde a encrenca os espera de alguma forma, tenha certeza: é ele. Se há alguém disposto a sentar o braço e iniciar uma briga contra um idiota qualquer, é ele. Se há alguém que tope entrar em uma roubada, quando um dos demais o chamar, com certeza… é ele! O Barulhento é proativo, emocional e, às vezes, age antes de pensar! Mas ele se garante — e como! Nisso, todos podem confiar!
E como um bom músculo, ele funciona muito bem como o grande suporte durante um combate ou a bateria de tiro necessária quando tudo está desmoronando. Ou como o sujeito disposto a abrir um buraco na parede para os demais entrarem. Ou para cair em cima daquele inimigo mais difícil enquanto os demais seguem. Barulhentos confiam no seu taco. E fazem questão de dizer isso para todas as pessoas ao seu alcance, com certeza!
Até a próxima — e divirtam-se!
NO TOPO: Hayao Kakizaki (Ben Dixon em Robotech). Esse deu azar de ser um piloto apenas “bom” ao lado de dois verdadeiros ases aéreos. Não poderia dar certo… mas sim, é um Barulhento.
DISCLAIMER: Superdimensional Fortress Macross pertence à Tatsunoko Production Co., Ltd../Big West Advertising Co., Ltd. (BWA); Mobile Suit G Gundam pertence à Bandai Namco Filmworks, Inc.; Outlaw Star pertence à Takehiko Itō e Bandai Namco Filmworks, Inc.; Full Metal Panic pertence a Shoji Gatoh, via Gonzo K. K.; Imagens para fins jornalísticos e divulgacionais.





Qual seria a diferença entre um Barulhento e um Durão muito briguento?
Em muito a atitude. O Barulhento é sociável, o Durão nem tanto. Eles acabam tendo efeitos diferentes na dinâmica geral. Mas também conta para isso suas formas diferentes de serem o músculo do time: o Durão é uma figura intimidatória na sua violência, enquanto o Barulhento pode ser uma figura mais bravateira, menos raivosa.