Donzelas Mecânicas e Anjos de Combate

Sim, VOCÊS CONSEGUIRAM, satisfeitos? Fui muito infernizado por jogadores ligados ao lado otaku da força quando lancei o Brigada em 2012. Vários fãs pediram por personagens mecha musume… basicamente, armas e equipamentos antropomorfizados na forma de meninas bonitinhas. Meu argumento para o “não” era simples: se um personagem em tamanho humano tiver poder para destruir um robô com um soco, robôs gigantes não fazem sentido. Continuo pensando assim.

PORÉM, o gancho racional para isso veio com a chegada dos Andro-Ginóides. Sejamos sinceros: não há motivo real para eles não se entupirem de anexos, voarem e usarem armas, salvo pela sua reserva natural em causar danos a um ser humano. Só são necessárias algumas reservas ditadas pela escala para evitarmos super-ginóides combadas. De quebra, aproveito para revelar alguns conceitos pretendidos por mim para o futuro suplemento Aventureiros do Sabre.

Nele teremos kits, mas introduzi conceitos novos. Os Kits serão divididos em classificações e terão comentários para guiar os mestres e jogadores. Serão também de cinco tipos: Primário, Secundário, Restrito, Coadjuvante e Proibido. O primário decide o que você faz. O secundário só pode ser complementar a um primeiro kit. O restrito exige consentimento do mestre. O coadjuvante é para… coadjuvantes E o proibido é autoexplicativo — para o mestre.

Tá aí o que vocês queriam! Mas lembrem: regras de escala para dano existem!

Sim, a ideia é evitar gente jogando de proscrito por aí.

De modo geral, Donzel/Donzelas Mecânicas foram criadas para refletir o conceito de Mecha Musume — personagens femininas que misturam traços humanos com partes robóticas ou armaduras de mecha, comuns em animes, mangás e jogos. Apresentam corpos humanos com peças mecânicas integradas (armas, asas e/ou armaduras), combinando tecnologia bélica… e delicadeza feminina. Menos sentido e mais estilo.

O conceito vem da necessidade comercial de um público otaku* que gasta muito dinheiro em bonecas de pvc, dakimakuras (não pergunte) e outros itens similares, baseados em séries de televisão exibidas na madrugada. Ninguém as assiste realmente no seu horário de exibição, suas audiências beiram o traço, mas tudo bem porque os seus fãs compram produtos baseados na obra e o material recupera seu investimento. Esse público não liga para robôs gigantes…

Inventem vocês mesmos uma desculpa para as armas surgirem do nada!

…mas gasta dinheiro — e é claro que as empresas querem um naco dessa grana, daí o surgimento de linhas como a MS Girl Gundam da Bandai ou a guinada de Macross Frontier**, trazendo um público consumidor não muito diferente dos fãs de um Idolmaster***. E é por isso que essas armaduras costumam revelar certas partes do corpo que deveriam ser muito bem protegidas. Mas não podemos falar nada: sabem por que pilotos de robôs usam trajes colantes, certo?

Quanto ao Anjo de Combate, não tem tanto mistério assim. Eu quis abrir espaço para um protagonista como a heroína-título de Battle Angel Alita (tava na cara), mas eu mesmo observei que apesar de suas diferenças fundamentais como personagens, mecanicamente elas teriam muito poucas diferenças. Então tá aí, um kit dois-em-um**** para personagens andro-ginoides capazes de entrar em combate. Não sem certa reserva e apreensão dos demais andro-ginoides…

Já essa não tem frescura: ela não precisa de tantos anexos evidentes e pode ser mais letal!

Bom, isso dá algum contexto lógico para as armas aparecerem…

Temos até uma explicação racional para Donzelas Mecânicas ostentarem partes do corpo expostas pela armadura e cobertas por trajes justos: sendo elas mais fortes e resistentes para os ataques (R2+, lembra?), isso as permite deixar de lado tudo aquilo capaz de comprometer sua mobilidade. E caso queiram uma forma alternativa, basta inventar alguma desculpa, via technobabble, para explicar como aquelas asas de metal surgem do nada, quando necessário.

De modo geral, Anjos de Combate são bem mais simples. Provavelmente foram criados de forma irregular ou sofreram modificações proibidas na época anterior à praga ginóide. Talvez nem tenham memória de seus feitos — e isso pode sinalizar mãos manchadas de sangue. Por isso mesmo os demais andro-ginóides mantêm certa atenção sobre eles. Ninguém quer correr o risco de uma nova perseguição por motivos ainda mais disruptivos!

Até a próxima e divirtam-se!


* Os fãs hardcore, hardcore mesmo, de anime e mangá.
** As cantoras dessa série tiveram um destaque superior à trama de ficção científica, trazendo um público diferente e mudando consideravelmente o perfil dos produtos ligados à franquia no Japão.
*** Uma franquia de jogos e animações focadas em idols. Curiosamente, ela tem uma série passada em uma realidade alternativa focada em robôs gigantes, Idolmaster: Xenoglossia.
**** As regras para kits de personagem podem ser encontradas AQUI, no site da Jambô.

DISCLAIMER: Soukou Musume Senki © 2020 EXNOA LLC / LEVEL-5 Inc / Soukou Musume Senki Production Committee; Frame Arms Girl ©KOTOBUKIYA / FAGirl Project; Hundred © Jun Misaki. SB Creative/Hundred production Committee; Infinite Stratos © 2011 Izuru Yumizuru, MEDIA FACTORY / Project IS; Battle Angel Alita © 1993 KSS / Madhouse / MOVIC / Animate film.

Brigada Ligeira Estelar ® Alexandre Ferreira Soares. Todos os direitos reservados.

Um comentário

Deixe uma resposta