Sim, VOCÊS CONSEGUIRAM, satisfeitos? Fui muito infernizado por jogadores ligados ao lado otaku da força quando lancei o Brigada em 2012. Vários fãs pediram por personagens mecha musume… basicamente, armas e equipamentos antropomorfizados na forma de meninas bonitinhas. Meu argumento para o “não” era simples: se um personagem em tamanho humano tiver poder para destruir um robô com um soco, robôs gigantes não fazem sentido. Continuo pensando assim.
PORÉM, o gancho racional para isso veio com a chegada dos Andro-Ginóides. Sejamos sinceros: não há motivo real para eles não se entupirem de anexos, voarem e usarem armas, salvo pela sua reserva natural em causar danos a um ser humano. Só são necessárias algumas reservas ditadas pela escala para evitarmos super-ginóides combadas. De quebra, aproveito para revelar alguns conceitos pretendidos por mim para o futuro suplemento Aventureiros do Sabre.
Nele teremos kits, mas introduzi conceitos novos. Os Kits serão divididos em classificações e terão comentários para guiar os mestres e jogadores. Serão também de cinco tipos: Primário, Secundário, Restrito, Coadjuvante e Proibido. O primário decide o que você faz. O secundário só pode ser complementar a um primeiro kit. O restrito exige consentimento do mestre. O coadjuvante é para… coadjuvantes E o proibido é autoexplicativo — só para o mestre.
Sim, a ideia é evitar gente jogando de proscrito por aí.
De modo geral, Donzel/Donzelas Mecânicas foram criadas para refletir o conceito de Mecha Musume — personagens femininas que misturam traços humanos com partes robóticas ou armaduras de mecha, comuns em animes, mangás e jogos. Apresentam corpos humanos com peças mecânicas integradas (armas, asas e/ou armaduras), combinando tecnologia bélica… e delicadeza feminina. Menos sentido e mais estilo.
O conceito vem da necessidade comercial de um público otaku* que gasta muito dinheiro em bonecas de pvc, dakimakuras (não pergunte) e outros itens similares, baseados em séries de televisão exibidas na madrugada. Ninguém as assiste realmente no seu horário de exibição, suas audiências beiram o traço, mas tudo bem porque os seus fãs compram produtos baseados na obra e o material recupera seu investimento. Esse público não liga para robôs gigantes…
…mas gasta dinheiro — e é claro que as empresas querem um naco dessa grana, daí o surgimento de linhas como a MS Girl Gundam da Bandai ou a guinada de Macross Frontier**, trazendo um público consumidor não muito diferente dos fãs de um Idolmaster***. E é por isso que essas armaduras costumam revelar certas partes do corpo que deveriam ser muito bem protegidas. Mas não podemos falar nada: sabem por que pilotos de robôs usam trajes colantes, certo?
Quanto ao Anjo de Combate, não tem tanto mistério assim. Eu quis abrir espaço para um protagonista como a heroína-título de Battle Angel Alita (tava na cara), mas eu mesmo observei que apesar de suas diferenças fundamentais como personagens, mecanicamente elas teriam muito poucas diferenças. Então tá aí, um kit dois-em-um**** para personagens andro-ginoides capazes de entrar em combate. Não sem certa reserva e apreensão dos demais andro-ginoides…
DONZEL MECÂNICO/ANJO DE COMBATE
“Tenho permissão para acionar essas armas.”
Andro-ginóides com protocolos de combate são raros — seja por restrições éticas, seja pelo trauma do Grande Vazio. Mas eles existem. Donzéis Mecânicos mantêm códigos de honra (como as Leis de Asimov), usando armas não-letais, anexos dissuasórios ou apenas um controle sobre a capacidade de dano empregada. Anjos de Combate, porém, são veteranos de projetos sombrios, com restrições removidas e armas reais. Ambos enfrentam desconfiança da sociedade, que teme um retorno aos tempos de guerra. Seu papel pode ser proteger aliados, cumprir missões de alto risco ou buscar redenção.
TIPO:
Secundário (Requer outro kit prévio)
EXIGÊNCIAS:
• Arquétipo: Andro-Ginoide
• Atributos: P2 ou maior e R2 ou maior.
• Vantagens: Aceleração, Adaptador
• Perícias: Luta (1 ponto)
PODERES DE KIT:
• Licença para Apertar Gatilhos: Você pode portar armas de tepeque em sua escala normal (ex.: rifles de energia, lâminas extensíveis) sem penalidades sociais. Donzéis Mecânicos são conhecidos pelos seus anexos visíveis, concedendo-lhes capacidades como voo, grandes armas e lança-mísseis, mas diretamente contra seres humanos eles só usam versões não-letais (dano não letal, efeitos de eletrochoque, etc.), mesmo sendo capazes de grande destruição. Já Anjos de Combate podem usar armas letais, mas sofrem da desvantagem Segredo se descobertos, e por isso mesmo costumam usar anexos discretos, nesse sentido não sendo tão diferentes dos implantes invisíveis de um ciborgue.
• Sincronia de Batalha: Com um movimento e teste de Luta (9), você pode conceder Ganho no próximo teste de ataque ou defesa de um aliado que esteja em seu campo de visão. Se falhar, o aliado recebe Perda.
• Código Sobressalente (Apenas para Donzéis): Gaste 1PM para suprimir temporariamente uma Lei de Asimov (ex.: atacar um humano para salvar outro). O mestre pode vetar se for incoerente.
• Modo Carnificina (Apenas para Anjos): Gaste 1PM para ativar um protocolo de combate: receba +2 em testes de ataque ou defesa por uma cena, mas após o efeito, fique Fatigado até descansar.
ESPECIAL 1: Tanto Donzéis Mecânicos quanto Anjos de Combate podem portar tepeques, mas apenas dentro da sua própria escala (normal). As regras para anexos, robôs e veículos se aplicarão a elas, mesmo se falarmos daquela espada gigantesca ou daquele mega-canhão.
ESPECIAL 2: Donzéis e Donzelas Mecânicos ainda mantém seus códigos de honra (leis de Asimov), podendo suprimi-lo ao custo de 1PM em casos de risco absoluto e dentro de sua coerência (como devoções) — o mestre pode vetar esse uso caso vá contra essa lógica. Anjos de Combate, por sua vez, podem remover um ou mais leis de Asimov mas as trocarão pela desvantagem Segredo, de acordo com a natureza de seus atos).
ESPECIAL 3: o motivo desta ser uma ocupação secundária é justamente para combiná-la com outras. Uma Donzela Mecânica cai particularmente bem para o papel de Serviçal de Combate, podendo descartar os elementos ligados ao planeta Viskey ou à algumas de suas obrigatoriedades — ou Guarda-Costas por exemplo. Anjos de Combate podem se tornar ótimos Caçadores de Recompensas.
EM JOGO: essa é uma boa ocupação para permitir alguns excessos moderados e encaixar um andro-ginóide de forma mais efetiva entre os demais personagens. Apenas tenha em mente: de modo geral, este é um cenário de ficção científica, não de super-heróis. Se eles forem capazes de destruir um robô gigante com um soco ou entrar sem preparação na atmosfera (quando a maioria dos robôs gigantes precisa entrar em uma nave se quiser entrar inteira em uma atmosfera planetária), as prioridades do cenário mudariam radicalmente. No entanto, um ser humano ainda pode carregar uma bazuca… e isso pode ser aceitável na mesa. Pense nisso.
Temos até uma explicação racional para Donzelas Mecânicas ostentarem partes do corpo expostas pela armadura e cobertas por trajes justos: sendo elas mais fortes e resistentes para os ataques (R2+, lembra?), isso as permite deixar de lado tudo aquilo capaz de comprometer sua mobilidade. E caso queiram uma forma alternativa, basta inventar alguma desculpa, via technobabble, para explicar como aquelas asas de metal surgem do nada, quando necessário.
De modo geral, Anjos de Combate são bem mais simples. Provavelmente foram criados de forma irregular ou sofreram modificações proibidas na época anterior à praga ginóide. Talvez nem tenham memória de seus feitos — e isso pode sinalizar mãos manchadas de sangue. Por isso mesmo os demais andro-ginóides mantêm certa atenção sobre eles. Ninguém quer correr o risco de uma nova perseguição por motivos ainda mais disruptivos!
Até a próxima e divirtam-se!
AVISO: CONTEÚDO AINDA EM TESTES, PODENDO SER ALTERADO NA VERSÃO IMPRESSA.
* Os fãs hardcore, hardcore mesmo, de anime e mangá.
** As cantoras dessa série tiveram um destaque superior à trama de ficção científica, trazendo um público diferente e mudando consideravelmente o perfil dos produtos ligados à franquia no Japão.
*** Uma franquia de jogos e animações focadas em idols. Curiosamente, ela tem uma série passada em uma realidade alternativa focada em robôs gigantes, Idolmaster: Xenoglossia.
**** As regras para kits de personagem podem ser encontradas AQUI, no site da Jambô.
DISCLAIMER: Soukou Musume Senki © 2020 EXNOA LLC / LEVEL-5 Inc / Soukou Musume Senki Production Committee; Frame Arms Girl ©KOTOBUKIYA / FAGirl Project; Hundred © Jun Misaki. SB Creative/Hundred production Committee; Infinite Stratos © 2011 Izuru Yumizuru, MEDIA FACTORY / Project IS; Battle Angel Alita © 1993 KSS / Madhouse / MOVIC / Animate film.
Brigada Ligeira Estelar ® Alexandre Ferreira Soares. Todos os direitos reservados.






Um comentário