Perfis de Personagem: o Conhecedor

De novo (estou sendo repetitivo): esta é uma série de artigos dedicados a cada um dos vinte perfis de personagem do futuro novo básico de Brigada Ligeira Estelar (AQUI). Os doze primeiros artigos cobriram os perfis ligados ao Ponto, ao Contraponto e ao Músculo. Iniciamos os perfis ligados ao Cérebro — aquele cujo trunfo é usar a cabeça para resolver problemas — com o Técnico. Então, chegou a hora de falarmos sobre o próximo perfil — o Conhecedor.

Ele é alguém cujo conhecimento em uma área o faz se garantir quando é preciso. Sim, ele talvez tenha habilidades em outros campos, talvez até combate físico, mas o seu diferencial no time é usar seu conhecimento a favor de tudo. Isso inclui tanto os especialistas quanto aquelas enciclopédias ambulantes capazes de te dizer a data da Batalha de Zama, assim, de cabeça (“É 202 A.C.!”), mas incapazes de arrumar uma namorada. Bem, não se pode ter tudo.

Mas talvez sejam os especialistas quem mais se destacam dentro de um contexto como o de Brigada. Eles escolhem um campo específico para dominar e seu uso em missões de campo acaba colaborando com o time quando ele mais precisa. Geralmente cumprem uma função de explicar as coisas para os demais personagens — ou tirar aquela carta da manga, dentro de sua área, para livrar o time de alguma encrenca. O conhecedor é, no geral, um co-protagonista útil.

Ou um protagonista mesmo. O Inaho Kaizuka de Aldnoah.Zero é
dramaticamente um ponto, mas sua metodologia é de conhecedor.

Quais poderiam ser suas especializações? Um hacker poderia prejudicar o inimigo de várias formas, plantando vírus ou buscando informações. Um especialista na engenharia de robôs gigantes poderia utilizar isso para reconhecer pontos fracos em modelos conhecidos — ou identificá-los entre os desconhecidos. Um fã de revistas geográficas e arqueologia poderia guiar os personagens nas ruínas antigas de Altona. Vamos dar nossa olhada em alguns exemplos:

Reina Prowler (de Macross Delta) está longe de ser apenas uma menina
rebolativa — ela é bem capaz de salvar a pele do time se preciso.

O conceito na verdade é bem simples: alguém torna-se piloto com bagagem extra, não necessariamente relacionada a combate. Ela se mostra útil. Só isso.

De um lado isso é bom porque adiciona camadas ao personagem: ele teve uma vida antes de entrar em um robô gigante. Pense: um especialista autodidata em xenobiologia pode ser muito útil caso os personagens investiguem as ruínas de Altona, encontrem algum sinal de vida incomum em uma lua não mapeada de algum planeta ou topem com alguma megafauna desconhecida. E um fã de acampamentos pode ser essencial caso o grupo se perca em algum terreno difícil.

O ideal quando se encontra algo assim é ter ao lado um arqueólogo,
mas na falta, o leitor da National Geographic é melhor do que nada.

O ponto de todo Cérebro é encontrar soluções queimando a mufa ao invés de cair na pancadaria. Suas contribuições podem ser fundamentais em missões com planejamento meticuloso, análise detalhada — ou solução de problemas complexos. A Reina Prowler, mesmo não sendo piloto, é um exemplo perfeito dessa flexibilidade: além de ser hacker, ela invade sistemas, abre celas, planta vírus nas comunicações do inimigo… ela tem uma tremenda vocação para espiã!

No 3DeT Victory, as novas regras de perícias dão conta do recado. Teoricamente qualquer perícia pode ser usada de forma banal sem tê-la. Não é preciso ter a vantagem Máquinas ou a especialização Pilotagem para conduzir um robô, mas tê-las coloca você como um ás, um dos melhores. Basta comprar a perícia então! O ponto dessa perícia é não ser relacionada diretamente com combate, mas ser útil para o grupo na hora de resolver problemas. E além disso…

Risa Mizuhara, de Iron Saga (à direita, de cabelo azul e óculos): Eu me
sentiria seguro lutando ao lado de alguém com suas capacidades…

…esse talento pode dar um toque especial ao grupo. Você deve estar pensando: “qual a utilidade de uma piloto que domina cálculos numéricos e coleta de dados quando se está no calor do combate?” Bem, sua capacidade de coletar dados em tempo real pode fornecer informações críticas para o time, identificar padrões de comportamento inimigo, monitorar o status de sistemas de defesa ou detectar pontos fracos em adversários, tudo isso no meio da muvuca.

Querem mais? Ela pode analisar trajetórias de mísseis inimigos para prever seus movimentos e coordenar evasões eficazes, calcular a melhor abordagem para atacar um alvo específico, levando em consideração distância, velocidade e armamento disponível. A capacidade dessa piloto de processar informações rapidamente e tomar decisões lógicas pode ser a diferença entre a vitória e a derrota. Tratem muito bem seu conhecedor!

Até a próxima… e divirtam-se!

NO TOPO: Tobia Arronax (ao lado de sua namoradinha Bernardette) de Crossbone Gundam. Um estudante de engenharia e um especialista em tirar soluções da cartola.

* É curioso perceber: Inaho é um raro personagem nessa posição a ocupar o papel de ponto — tecnicamente, o de Planejador. E tudo bem — os perfis de personagens são papéis dramáticos e estabelecem sua dinâmica com os demais ao seu redor. Mas a sua metodologia básica é a do Conhecedor! Ele usa um conhecimento especializado seu para lhe dar base para decisões estratégicas e solucionar problemas inviáveis, como todo bom cérebro. A diferença é apenas a sua posição “de frente”, puxando os demais.

DISCLAIMER: Kidou Sentai Iron Saga é propriedade da Game Duchy e Hangzhou Sentai Interactive Entertainment Co., Ltd.; Aldnoah.Zero é propriedade de Olympus Knights e A-1 Pictures, Inc. Crossbone Gundam pertence à Bandai Namco Filmworks, Inc.; Macross Delta pertence aos Studio Nue, Inc. & Satelight, Inc.; Makyou Gaiden Le Deus pertence (ou pertencia, sei lá como estão os direitos desse treco depois de décadas largado) à Toho Co., Ltd. e Ashi Productions. Imagens para fins jornalísticos e divulgacionais.

8 comentários

    1. De acordo com o Gundam Wiki: “Durante o intervalo de 4 anos (2312 d.C., 2ª temporada), Tieria aprimorou ainda mais seu treinamento em aspectos de engenharia de MS, combate de MS e habilidades operacionais gerais de naves de guerra; tornando-o um Gundam Meister mais versátil.” (a tradução é minha)

Deixe uma resposta