Perfis de Personagem: o Solucionador

Mais uma vez (eu sei): esta é uma série de artigos dedicados a cada um dos vinte perfis de personagem do futuro livro básico de Brigada Ligeira Estelar (AQUI). Os doze primeiros artigos cobriram os perfis ligados ao Ponto, ao Contraponto e ao Músculo. Falamos dos perfis ligados ao Cérebro, cujo trunfo é usar a cabeça para resolver problemas, com o Técnico, o Conhecedor e o Científico. Agora é hora de fechar essa leva com o perfil do Solucionador.

E enquanto o Técnico é a figura dos equipamentos, o Conhecedor é uma espécie de versão de humanas do conceito precedente e o Científico é aquele personagem capaz de tirar soluções de diferentes campos da ciência a um nível exagerado, o Solucionador é uma figura de grande objetividade e senso prático, pronta para resolver problemas imediatos do time — e limpar os obstáculos do caminho. Ele é alguém competente e com sua cabeça no lugar. Isso basta.

A título de comparação, enquanto o Planejador é estratégico, o Solucionador é… tático. Na batalha, ele tem sangue frio o suficiente para efetuar um tiro de precisão enquanto o fogo cruzado explode à sua volta. Por manter a calma, pode perceber os pontos fracos e flancos abertos ao redor sem deixar de proteger a própria vida ou a dos demais… e por isso, se ele estiver na retaguarda, é porque há alguma razão para tal — e com certeza não é covardia.

Quatro Bajeena, de Zeta Gundam: embora ele minimize as casualidades de vítimas civis,
executa suas missões sem culpa e faz o necessário. Por isso, é um Solucionador.

Por esse motivo, a grande maioria dos cérebros em um time de pilotos na animação japonesa tende a ser o solucionador, por grande margem. E é muito fácil entender o porquê: em aventuras mais focadas em combate, a serventia de um tipo assim em meio à batalha é a mais evidente de todas. Ele não quer ser o herói como talvez o ponto queira ser. Ele só quer resolver os problemas imediatos, sem alarde, e voltar vivo para casa. Vamos ver alguns exemplos.

Kei Kugimiya: a mais inteligente do time, busca soluções e as
transmite ao líder de campo. Por isso, é uma Solucionadora.

Uma boa olhada nos mostra — todos eles são personagens bem diferentes entre si, na maioria. Então, de uma vez por todas, o que define um solucionador?

De um modo concreto, o viés prático não necessariamente na hora de planejar, mas de agir naquele momento porque é a solução, cacete! Se for preciso tirar um colega da cadeia explodindo a parede, servir de apoio ao time para garantir a concretização de um resultado ou detonar uma bomba com um tiro preciso, mesmo colocando a vida de pessoas em risco, ele o fará. Não à toa muitos solucionadores são excelentes snipers, embora isso não seja uma regra.

Yoko, de Gurren Lagann, não é a vanguarda do combate, mas na hora
daquele tiro necessário, ela vem. Logo, ela é uma Solucionadora.

E com isso, eles podem se apresentar em grande variedade. Eles podem servir de apoio para os personagens principais realizarem seus feitos, mas também podem eles mesmos remover um obstáculo antes de dizer “Está feito, podem atirar!” Eles podem ser os mais velhos do time, com muita experiência de vida, ou jovens já marcados por muita coisa ruim e agora nada os surpreende mais. Podem ser impiedosos executores — ou apenas pessoas práticas e normais.

Talvez o mais importante para um Solucionador, em 3DeT Victory, é ter habilidade alta, perícias — e talvez pontos de motivação* extras. As coisas não são mais como no velho 3D&T Alpha. Habilidade não é mais um super-atributo. Porém, no caso desse perfil de personagem, isso é necessário. Ele precisa não só de inteligência para captar obstáculos e encontrar soluções, mas também agilidade para executá-las enquanto há tempo. Em campo, tudo é urgente.

Allelujah/Hallelujah é um caso de “o médico e o monstro”? É. Mas este
último faz o que ninguém mais quer fazer. Por isso é um Solucionador.

Caso o Ponto tenha como Contraponto alguém não muito dado a apoiá-lo ou aconselhá-lo (como o Errado), um Solucionador mais amigável (especialmente se for um personagem mais velho) pode exercer esse papel. Ele também pode considerar mandar a ética às favas em uma situação de crise, mas irá apresentar essa escolha aos demais e pode encontrar no Coração uma voz opositora, pedindo por uma solução mais prática. Mesmo assim, ele é uma voz a ser ouvida.

O mais importante em um Cérebro é usar a cabeça e resolver problemas de forma, dentro do possível, imediata. O Solucionador não é diferente. Ele apenas não precisa ser um engenheiro, um acadêmico ou um inventor para isso. Basta apenas ser capaz de trazer para o grupo um jeito de resolvê-lo — ou cortar um nó górdio quando ele surgir no meio do caminho.

E com isso fechamos o Cérebro. Mês que vem, iniciaremos o Coração. Até a próxima — e divirtam-se.

Nenhum deles é menos Solucionador do que o outro. Eles apenas
representam manifestações diferentes de um tema comum.

* Só Lembrando: no novo Brigada Ligeira Estelar, os Pontos de Mana serão conhecidos como Pontos de Motivação. É muito esquisito falar “Mana” em um cenário de ficção científica. Ao menos a sigla PM permanecerá a mesma…

DISCLAIMER: Tengen Toppa Gurren Lagann é propriedade da Gainax Co., Ltd.; Mobile Suit Zeta Gundam e Mobile Report Gundam Wing pertencem à Bandai Namco Filmworks, Inc.; Ginga Kikoutai Majestic Prince pertence à SOTSU・Fields/ MJP Project; Imagens usadas para fins jornalísticos e divulgacionais, sem direitos de propriedade infringidos.

Brigada Ligeira Estelar ® Alexandre Ferreira Soares. Todos os direitos reservados.

2 comentários

    1. Provavelmente seria uma figura de apoio. Mas realmente enfatizamos essa prioridade, porque falamos de protagonistas, aqueles que conduzem a história. Ou seja, no caso, os jogadores. E como Brigada é essencialmente um cenário sobre robôs gigantes…

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