Este é o terceiro de uma série de artigos dedicados a cada um dos vinte perfis de personagem do futuro novo livro de Brigada Ligeira Estelar (leia sobre eles NESTE LINK). Os quatro artigos iniciais focarão nos perfis correspondentes ao Ponto — uma figura proativa em qualquer situação e capaz, de algum jeito, de “puxar” o grupo para a frente. Já falamos do Impulsivo e do Equilibrado em textos anteriores e agora é nossa hora de falar do Planejador.
Se Impulsivos puxam o grupo por sua firme determinação e Equilibrados por seu senso de responsabilidade, Planejadores adquirem confiança dos demais por sua eficiência. Eles sabem o que falam e o que fazem. Tem pensamento tático. Alguns deles são manipuladores quando é preciso mas no geral são figuras agregadoras e sua inteligência mantém todos um passo à frente. Em troca, pedem confiança nas horas de crise e que o time acredite neles até o final.
Um bom exemplo fora dos animes e mangás é Reed Richards, o Sr. Fantástico do… Quarteto Fantástico, dã. Reparem na sua forma de conduzir o grupo: por acumular elementos do Científico (no devido momento falaremos dele), Richards tem uma ideia clara da natureza do problema. Mas ele não tem tempo de explicar isso para os demais — então pede para seu time agir, cada em sua posição. Eles conhecem sua capacidade, então agem. Depois virão as explicações.

bonitinha. Sem sua estratégia, seus homens não retornariam!
O Planejador precisa estar à altura de sua alegada capacidade. Sua palavra não é aceita por ele ser querido, independentemente de sua relação com os demais, mas por ser comprovadamente eficaz. O resto do time se sente seguro perto dele. Um Planejador digno desse nome não deveria cair em armadilhas fáceis… e isso já deveria ser previsto de antemão. Antes de mais nada, ele é um ponto inteligente, ou seja, Habilidade alta e perícias são inevitáveis!
Um elemento importante em um personagem como esse é um senso de objetivo. Ele está com os demais por alguma boa razão — caso contrário, usaria suas capacidades em uma escala mais individual e se beneficiaria delas. Pensem no Lelouch de Code Geass, por exemplo: se seus inimigos não tivessem desgraçado sua vida, e a de sua família, ele não mergulharia em uma cruzada de vingança. Provavelmente seria um príncipe e usaria sua inteligência na política.

o Yang Wen-Li de LOGH se tornaria um historiador.
Isso não precisa significar, sempre, um Planejador obcecado, com algum motivo dramaticamente intenso por trás. Ele pode até não ter lá grandes razões para se engajar… mas, estando ele ali, vai dar o seu melhor para, um dia, voltar para sua casa. O elemento definidor de um personagem como este é usar o cérebro — e com muita presteza — para resolver problemas imediatos no pior momento. Vamos fazer uma listagem de personagens do gênero como exemplo?
Lelouch Lamperouge (Code Geass): sob a máscara do super-terrorista Zero, ele transforma um núcleo frágil de resistência nos Cavaleiros Negros… e se mantém sempre um passo à frente dos seus inimigos, com excelentes resultados.
Sumeragi Lee Noriega (Gundam 00): como capitã da Ptolemaios, ela mostra todos os aspectos do Planejador, sempre com uma estratégia esperta tirada da manga no pior momento e, não à toa, ela é conhecida por soluções inusitadas.
William Sutherland (Gundam Seed): um exemplo curioso por representar uma ameaça aos protagonistas. Ele pertence às forças da Terra, mas é alinhado a facções radicais voltadas ao extermínio dos Coordinators e segue tal agenda.
Vladilena “Lena” Milizé (86 Eighty-Six): ela reserva tempo para planejar toda possibilidade no campo de batalha — e, por isso, seu esquadrão tem um dos menores percentuais de baixas. Mas ela não é avessa a riscos calculados.
Yang Wen-Li (Lenda dos Heróis Galácticos): um militar relutante (se alistou para pagar dívidas), é chegado demais à bebida e aparentemente preguiçoso — mas sem dúvida um senhor estrategista e uma pedra no sapato para o Reich.
Normalmente, como esses exemplos mostram, o Planejador pode ser colocado em uma posição de comando — mas isso não é uma regra. Ele pode ser simplesmente alguém muito capaz, ao qual o resto de seu time está disposto a escutar.

problema em sabotar as chances dos protagonistas…
Um dado curioso: cedo ou tarde um Planejador costuma ser colocado em combate contra outro — tão bom quanto. Em Gundam 00, a Capitã Sumeragi encontra sua nêmesis na ex-colega Kati Mannequin e, em Lenda dos Heróis Galácticos, Wen-Li enfrenta o deuteragonista Reinhard von Lohengramm. Isso acontece quando o outro lado reconhece, enfim, o peso das estratégias do oponente em suas derrotas. As coisas não podem permanecer fáceis demais, afinal de contas!
É bom lembrar também: seu planejador faz parte de um time. Os demais jogadores não deveriam ficar à disposição dele todo o tempo; eles não estão ali para se tornar um instrumento de outro personagem. Pense nisso como um laço de confiança entre os protagonistas: todos os membros tem seus pontos fortes e um auxilia o outro em nome de um resultado conjunto. Parte do apelo do RPG é seu senso de trabalho em equipe, certo?
Até a próxima — e divirtam-se!
DISCLAIMER: Mobile Suit Gundam 00, Mobile Suit Gundam Seed e Code Geass: Lelouch of the Rebellion pertencem à Bandai Namco Filmworks, Inc.; 86 Eighty-Six pertence à Asato Asato/KADOKAWA/Project-86; Legend of the Galactic Heroes: Die Neue These pertence à Yoshiki Tanaka/Legend of the Galactic Heroes Die Neue These Production Committee. Todos os materiais nomeados pertencem aos seus respectivos proprietários intelectuais. Imagens usadas para fins jornalísticos e divulgacionais.
Gostei do Planejador, não pensei em mais ninguém além do Lelouch kkkkkk. É bem esse tipo de Personagem mesmo, alguém que prova na pratica suas capacidades intelectuais e adquire a confiança do grupo para desempenhar tal função.
Quais Perícias seriam interessantes pra um Planejador? Combate, Investigação, Manipulação?
O que eu mais recomendaria são vantagens como Plano Genial e a especialização que ele domina.
Real, Plano Genial é ótimo, junto de especialização