Caros leitores, eu vou ser direto: preciso de uma folga. E para explicar isso, vou precisar ser franco.
Em primeiro lugar este foi um ano de graves perdas pessoais (não quis me expor nas redes sociais por desejar processá-las em privacidade). Precisei lidar com suas consequências práticas. No entanto, procurei também não comprometer o rendimento de minha produção — os leitores não precisam ter nada a ver com isso — mas ela foi afetada mesmo assim.
Explicando melhor, eu costumo escrever meus textos com uma boa antecedência, tanto para o site da Brigada quanto para o site da Jambô Editora. Só nesta última temos treze textos entregues na fila para a publicação. Aqui também costumava ser assim mas a janela entre a conclusão do texto e a publicação acabou sendo reduzida e, honestamente, sinto certa queda de nível nos últimos textos (o fim de algumas seções fez diferença). Isso não é admissível.
Paralelamente a isso, escrevi dois suplementos para o novo Brigada (“Aventureiros do Sabre” e “Navegantes do Espaço”), ando voltando a desenhar há tempos recentes mas, nas últimas semanas, por motivos de força maior, fui obrigado a diminuir o ritmo físico e precisarei fazê-lo por uns tempos. Assim, decidi tirar uma folga… porém, depois disso e de súbito, veio a notícia:
O BRIGADA LIGEIRA ESTELAR RPG SERÁ PUBLICADO SOB A ORDEM DO NOVO 3DeT VICTORY.
Editorialmente essa foi uma medida correta e não vou questioná-la. As coisas vão mudar muito. Trazer um sistema que, mesmo independente, é muito derivado da versão anterior do sistema quando há um material novo na praça, é pedir para ele ser visto como um dinossauro pelo público empolgado com a nova ordem. Seria um suicídio comercial — e ainda quero ver isso publicado de qualquer forma no próximo ano, quando o cenário fará dez anos de existência.
Mas esse é mais um atraso e eu compreendo muito bem a frustração dos leitores, ainda mais quando o novo 3DeT ainda está em desenvolvimento. Isso também me traz uma dose extra de trabalho: vou precisar voltar ao livro básico para adaptá-lo às novas regras. Logo, precisarei dar uma parada por aqui (embora eu continue divulgando as postagens sempre que elas forem ao ar). Só peço a vocês paciência. No entanto, não se preocupem — o blog vai continuar.
Por três meses, este blog será tocado por autores convidados. Depois disso, virão as festas de fim de ano e eu voltarei na primeira postagem de Janeiro. Quanto a mim, fiquem tranquilos: ainda serei o editor desse blog, fazendo ajustes e respondendo leitores. Quero agradecer a todos os autores envolvidos — vocês saberão quem são nas próximas semanas. Isso me dará tempo para trabalhar as mudanças no Brigada enquanto as regras forem sendo definidas.
Escrever é terapêutico para mim mas também é compromisso. Espero cumprir com minhas obrigações sem sobrecarga e recarregar as baterias — eu realmente estou precisando e, como falei, tenho data de retorno. Minha maior preocupação era esta: não comprometer o blog com minha ausência. Mesmo se eu tiver apenas um leitor fiel toda semana, eu devo isso a ele. E, dito isso, vamos abrir minha caixa de brinquedos. São só três meses. Eu volto.
Até a próxima.
Força camarada! Todos nós precisamos de um tempo para descansar!
De boa, mano! Descansa e volta com tudo cara!
Primeiro, bom descanso! Uma para para respirar é muito bom! Sou muito fã do cenário, mas também sou muito fã dos teus textos. Certeza que voltará a rotina em janeiro a todo vapor. ^^
Mas sobre a notícia, eu particularmente achei muito arretado. Na verdade, estava até torcendo por isso, acho que casou bem BLE e 3D&T Alpha no passado e vai dar muita certo com 3DeT Victory no futuro. Muita gente empolgada com o novo sistema, linha de Light Novels. Já deu certo!!! Ótimas expectativas, amigo. Um abraço!
Seu trabalho é sensacional, cara. Bom descanso.
Antes de tudo, obrigado pelo excelente trabalho até aqui!
Meus votos de um período sabático fortemente revigorante, e do teu retorno para continuar o cenário que, na minha opinião, é o melhor já escrito para 3D&T até aqui!
Cheers!
Sem me estender – porquê o que eu diria já disseram – , boa recarga de baterias 🙂
Não respondi na época, mas… obrigado a todos pelas suas palavras. Elas são importantes.