Para os Jogadores de RPG

Escrevi isso em 30 de outubro de 2018 em uma comunidade de fãs de Brigada no Facebook, a Brigada Ligeira Estelar RPG, quando alguém postou sobre a crise do livro e o fechamento de pontos de venda de megastores como a Saraiva. Compartilhei à época em outros lugares nessa rede social e, como a mensagem está longe de não ser atual, achei melhor compartilhar por aqui também — aonde eu posso me permitir ser mais vocal.

Se as livrarias estão fechando, a existência dos livros vai depender mais do que nunca das compras online, da venda de material em eventos — e do fandom. Especialmente no caso dos RPGs, que representam linhas de livros inteiras em editoras não muito poderosas. Um livro mal vendido pode comprometer todos os livros futuros dessa linha.

Então, caros jogadores de RPG — e isso vale para qualquer RPG:

1) Comprem os livros dos quais vocês gostam. Se o livro básico for caro, compre a versão e-book dele — elas costumam ser mais baratas.

2) Na hora de dar presentes (aniversário, Natal, etc) para os amigos, comprem os livros que vocês gostam e que eles potencialmente possam gostar.

3) Nos pontos de venda online (como a Amazon), escrevam suas críticas positivas e deixem suas estrelinhas de avaliação. Elas vão ser importantes para estimular mais pessoas a comprar — podem ter certeza, isso vai ajudar.

4) Nem sempre é possível, mas se puderem comprem sempre na pré-venda, quando a editora capitaliza inicialmente o dinheiro do material. Às vezes, um preço amigável demais, posteriormente, esconde uma editora tentando se livrar de um encalhe (nem sempre de um fracasso. Um livro pode ter esgotado seu ciclo de vida útil, ainda mais em RPG, aonde atualizações tendem a envelhecer o material pregresso) — e acreditem, fatores como estocagem podem sangrar o bolso de uma editora pequena.

5) Façam resenhas em fóruns — e se você tem um blog, faça resenhas também. Isso sempre ajuda autores e editoras.

6) Se você comprou e gostou, batam fotos, mostrem selfies, leve aquele livro básico para aquele lugar legal que tem tudo a ver com o cenário e bata foto também…

7) Compartilhe seus personagens criados para suas campanhas. Criem comunidades. Troquem regras de casa. Façam fanarts. Façam uma página do cenário para a Wikipedia caso não exista. Movimentem-se. 3D&T não teria retornado do limbo se não fosse sua comunidade fiel.

8) Joguem em eventos, mas evitem levar seu mesmo grupo de jogo para o local — esse espaço é para os novatos. E seja amigável com eles.

9) Cobrem das editoras — cobrem mesmo. Isso ajuda a mostrar interesse por aquele cenário. Mas façam isso nos canais adequados, não fiquem perturbando os autores dos cenários que você não gosta. Também lembrem-se: há pessoas que podem não curtir seu cenário favorito e isso é absolutamente justo — ninguém é obrigado a gostar de nada. Mas não fique no caminho do cenário alheio. Todos precisam de divulgação e comunicação.

10) Divirtam-se sempre. Sua diversão e satisfação com um RPG é a melhor propaganda que existe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s