Como todo mundo já deve ter percebido, ao ler esta série de artigos, me voltei ao Battle Shōnen Academy* como uma forma de contornar o fato das animações de robôs gigantes não costumarem se deter na época da academia de seus pilotos. Elas não são inexistentes — apenas são tão difíceis de se encontrar quanto filhote de pombo. E, nesses Battle Shōnen, talvez uma de suas maiores constantes seja a figura do torneio. Não poderíamos ignorar isso nunca.
Não é difícil entender a função narrativa desses torneios: eles trazem uma sequência de lutas empolgantes para os personagens, permitem a estes usar, exibir e evoluir seus poderes, avançam a trama em um crescendo, lidam com temas de orgulho e determinação, apresentam adversários e não necessariamente inimigos… e em um contexto escolar, eles ganham força por serem uma forma de resolver diferenças em público de forma limpa, sem esganar um ao outro.
Mas, é claro, falamos de um cenário com robôs gigantes desta vez. E isso traz suas próprias… particularidades ao contexto — ninguém quer explodir os colegas de classe, mesmo os mais irritantes, em um duelo na frente de todo mundo. Isso exige adaptações do conceito. E, indo direto ao nosso ponto sem mais delongas, vamos trazer algumas dicas para nossos mestres organizarem um torneio de luta nas suas campanhas acadêmicas de Brigada Ligeira Estelar.
Determine o objetivo do torneio: é importante defini-lo para determinar como ele se encaixa na trama maior de sua campanha. O objetivo do torneio pode ser o de escolher a melhor academia de pilotos de seu planeta, ou talvez determinar qual academia irá representar o mundo em uma competição interplanetária. Além disso, esse torneio pode ser uma forma de apresentar novas tecnologias e inovações das academias de pilotos de robôs. Há interesses aqui.
Escolha um local e uma data: o local pode ser uma arena grande o bastante para acomodar os robôs e permitir aos pilotos usarem suas habilidades de manobra. Escolha uma data para o torneio… e determine seu tempo de duração. A data pode ser no final do semestre escolar, em um evento anual ou em um torneio sazonal de tantos a tantos anos. Certifique-se de dar tempo suficiente aos personagens dos jogadores para se prepararem e participarem do evento.
Crie as regras do torneio: crie regras claras e justas para o torneio. As regras devem levar em consideração as habilidades dos pilotos, as especificações dos robôs, o tamanho da arena e restrições tecnológicas. Por exemplo, pode haver limites de peso, restrições de armas, requisitos mínimos de velocidade, etc. Além disso, pode haver regras específicas para cada etapa do torneio, como batalhas em equipe, a luta solo e a competição de habilidades.
Aqui vamos pontuar duas coisas importantes a se lembrar: primeiro, certifique-se de que as regras sejam claras para os jogadores e que todos os personagens estejam cientes delas. Segundo, lembre-se da questão da letalidade e tome cuidado com isso — eles são estudantes, não gladiadores em uma arena ilegal e ninguém quer vê-los explodindo uns aos outros em público! Invente procedimentos de segurança para evitar tragédias ou destruição catastrófica.
Planeje uma lista de participantes: pense nas tabelas de copa do mundo! Determine quantos robôs participarão do torneio e crie uma lista de adversários! Cada um deles precisa de habilidades, fraquezas únicas — e personalidades marcantes. A lista de participantes pode incluir as principais academias desse mundo. Cada academia pode ter robôs especializados em diferentes tipos de combate (combate aéreo, combate terrestre, combate à distância, etc.).
Crie um sistema de pontuação: Crie um sistema de pontuação para determinar os vencedores de cada luta. Isso pode ser feito com base em pontos, “nocautes” ou finalizações. O sistema de pontuação pode levar em consideração o número de pontos conquistados em cada etapa do torneio, o número de vitórias e derrotas — e, talvez, pontos de estilo. Os pontos de estilo podem ser concedidos para robôs que usam táticas criativas e inteligentes em suas lutas.
Adicione eventos interessantes ao redor do torneio: além das lutas, você pode adicionar eventos como uma feira de tecnologia, uma festa para os pilotos (lembrem-se, seus personagens são adolescentes e isso pode gerar momentos ótimos) ou até mesmo conspirações de bastidores e ataques surpresa ao local — Em The Irregular at Magical High School**, por exemplo, temos a interferência de sabotadores, a serviço de gângsters, em uma olimpíada estudantil!
Descreva as lutas: descreva cada luta de forma emocionante e dinâmica para os personagens dos jogadores se sentirem envolvidos no torneio. Dê ênfase na estratégia e habilidade dos pilotos. Você pode descrever a ação de diferentes pontos de vista, como o ponto de vista dos pilotos dentro dos robôs gigantes, ou o ponto de vista dos espectadores assistindo à luta. Faça os combates serem desafiadores e use a sua criatividade*** para torná-las únicas.
Ofereça recompensas: Seus personagens podem precisar de motivação para entrar em um torneio. O melhor modo de fazê-lo é oferecer recompensas atraentes. Elas podem incluir dinheiro, acesso a novas tecnologias, algum título importante para o futuro ou uma oportunidade de intercâmbio em uma academia de robôs gigantes de destaque. Talvez essa recompensa possa ser uma motivação para conspirações de bastidores — e haja motivos maiores por trás de tudo.
Organizar um torneio de luta em sua campanha de Brigada Ligeira Estelar RPG dará uma trabalheira para o mestre mas também pode ser uma maneira funcional e interessante de envolver os personagens dos jogadores com o cenário e com o jogo em si. Certifique-se de criar um evento justo, emocionante e, antes de mais nada, divertido para todos os envolvidos. Ah, sim: a torcida também conta! Ela pode render ótimas situações!
Até a próxima — e divirtam-se!

* Recapitulando, os quadrinhos e animações destinados a garotos, movidos por lutas e ambientados em algum tipo de cenário escolar. Não é uma nomenclatura tão oficial assim, mas é muito conveniente para nossos fins.
** Sim, essa não é uma animação de robôs gigantes. Mas não custa relembrar: na falta de exemplos dentro do gênero em questão, estou partindo dos clichês desse tipo de material.
*** Ou roube o conceito de algum desenho animado qualquer. Essa é sua mesa de jogo, a polícia do copyright não vai invadir sua casa numa tarde de sábado. Só se certifique que os jogadores não tenham assistido a esse.
DISCLAIMER: G Gundam, Gundam: The Witch from Mercury e Gundam Wing: Endless Duel pertencem à Bandai Namco Filmworks, Inc.; Garrison: Archangel pertence à Indigo Entertainment; Heavy Gear é propriedade da Dream Pod 9. Todos os materiais nomeados pertencem aos seus respectivos proprietários intelectuais. Imagens usadas para fins jornalísticos e divulgacionais.
Surfar no Battle Shounen Escolar é uma ótima saída pra introduzir as pessoas ao gênero Mecha e o cenário de Brigada Ligeira Estelar, é uma abordagem simples e acessível á qualquer um que tenha o mínimo de simpatia pelo Shonen de porrada descabelado.