Academias do Sabre: Construindo

Olá a todos. Essa é a segunda parte de nosso artigo sobre campanhas de longo prazo no Discord, dentro do tão pedido tema das Academias do Sabre. Como dito anteriormente, ele surgiu como uma brincadeira de Primeiro de Abril no antigo site da editora Jambô e como normalmente acontece nessas brincadeiras (oi, Império de Jade), parte do público passa a exigir sua concretização. Pelo menos os leitores não pediram uma versão oficial da Tecnomagia, ufa…

Enfim, na semana passada falamos dos Quest Masters (QMs) e do papel deles na construção de um modelo colaborativo, mais voltado à interpretação. Para servir de exemplo, improvisamos um centro avançado de formação de oficiais — a CEFAO-BLE*. Só aqueles com melhores resultados (mais algumas avaliações psicológicas e motivacionais), ou os poucos cujo desempenho em campo pode dar a eles direito a pleiteá-la, entrando um pouco mais velhos na academia.

Decidi me focar exclusivamente, nesta parte, à construção do local. Ela é muito importante no processo. Mas primeiro vamos dar um nome a essa campanha. Achei divertido usar uma sigla como essa por me parecer banalmente realista — mas isso não empolga ninguém. Por isso mesmo, vamos batizar essa campanha como… ACADEMIA DE ASES. Os jovens cadetes darão prosseguimento ao treino do boot camp** e aprenderão o necessário para seguir carreira na Brigada.

E sim, se preparem para frequentar salas de aula se quiserem evoluir seus personagens.

Construindo sua Academia

Voltando ao artigo prévio, o primeiro passo é construir as salas:

# Bem-Vindo
# Regras
# Novidades
# Discussão Geral
# Música
> MISCELÂNEA
# NSFW
# Imagens
# Shitposting
> ACADEMIA
> ACADEMIA LAM
> ACADEMIA RP
> DORMITÓRIO MASCULINO RP
> DORMITÓRIO FEMININO RP
> COLÉGIO FORTUNATO RP
> SIDE-QUESTS
> CHAT DE VOZ

Um toque: desenhos salientes de personagens de anime são esperados e a pasta NSFW é para isso***. Pedofilia e discursos de ódio, não. Chute-os com força.

Dito isso, povoaremos essas áreas. Nosso primeiro item é a academia em si:

> ACADEMIA
# Academia
# Discussão da Academia
# Combando
# Game Design
# Fichas de Personagem
# Treino
# Duelos (fora de Mecha)
# Duelos (dentro de Mecha)
# Sumários
# Regras Adicionais

Essa primeira zona é dedicada ao jogo em si. Na sala Academia, os turnos de ação serão postados pelos jogadores semanalmente… e processados. Discussão da Academia trata de discussões OOC****…

Não se esqueçam de locais mais básicos, como refeitórios, banheiros e vestiários!

…e na minha experiência, provavelmente ela será a sala mais movimentada do servidor. Aqui os jogadores falarão sobre seus personagens, comentando o que está acontecendo nas demais salas, com direito a algumas postagens cretinas (a famigerada shitpost) dentro do tema. É divertido! A sala Combando é dedicada aos jogadores e suas iniciativas em turbinar personagens, mas para os mais interessados na parte dura da coisa, temos uma sala de Game Design.

É bom também ter uma sala para Regras Adicionais caso o jogo se ajuste ao longo do tempo. Fichas de Personagem é auto-explicativo. O ideal é montar suas fichas no Google Docs e deixar seus links aqui, para consulta — lá é mais fácil atualizá-las. Treinos e as duas salas de Duelo são aonde se podem fazer rolagens de dados para tais fins (os QMs levarão isso em conta na evolução dos personagens). Por fim, uma sala extremamente importante: Sumários.

Achou que não teríamos duelos? “ACHOU ERRADO, OTÁRIO!

Essencialmente, os sumários servem para os QMs acompanharem os passos dos jogadores nesse labirinto. Isso vai ser importante quando for hora de conceder os pontos de experiência, e de evolução, correspondentes à semana. Basta, quando terminar a cena, os jogadores deixarem, nessa seção, um resumo bem breve do evento anterior (acompanhado do dia da semana e da hora aonde tudo aconteceu em jogo). Dito isso, nós podemos voltar ao nosso cenário em si.

> ACADEMIA RP
# Sala de Aula 01
# Sala de Aula 02
# Sala de Aula 03
# Sala de Aula 04
# Sala de Aula 05
# Salas de Recreação
# Biblioteca
# Academia de Ginástica
# Quadra de Esportes
# Cantina
# Refeitório
# Enfermaria
# Área Restrita 01
# Área Restrita 02
# Área Restrita 03
# Auditório
# Mensagens de Texto

Os jogadores frequentarão salas de aula ao menos uma vez por semana (em RP) mas circularão no tempo livre pelos demais. Ainda não completamos:

Alojamentos são importantes. Neles os personagens baixam a guarda e forjam laços.

> DORMITÓRIO MASCULINO/FEMININO RP
# Entradas
# Lounge
# Dormitório 101
# Dormitório 102
# Dormitório 103
# Dormitório 201
# Dormitório 202
# Dormitório 203

Vocês precisarão criar novas salas no futuro, então deixem em aberto o número de dormitórios. Eventualmente vocês precisarão criar salas 105, 205, 301… mas encarem estas como a leva inicial. Façam isto em dobro — um para os dormitórios masculinos e outro para os femininos. Agora falta um item…

Mas antes, um comentário importante: é interessante termos áreas restritas no cenário para introduzirmos mistérios e planos de bastidores. Isso não é lógico, na verdade. Por quais motivos alguém desenvolveria um projeto secreto em um lugar cheio de cadetes xeretas, mesmo em áreas restritas? Simples: essa conveniência facilita a vida do narrador e agita as coisas para os jogadores, logo mande o realismo às favas. Dito isso, vamos ao próximo ponto.

Se não houver uma cidade nos arredores, para onde todos irão no fim de semana?

A Cidade

É importante ter uma cidade próxima para o mundo dos personagens não ficar pequeno demais… e permitir a eles aumentar o leque de contatos e integração. Desde o começo, imaginei minha academia no planeta Albuquerque — mas, para não concentrar tudo em Leocádia (apesar de lá se localizar a principal base planetária da Brigada Ligeira Estelar), decidi valorizar uma cidade apresentadas em A Constelação do Sabre, Vol.2: Colégio Fortunato. Tive motivos.

De acordo com o livro, Colégio Fortunato é uma cidade de porte médio famosa por ter sido o local de nascimento de Silas Falconeri. Ela atrai uma verdadeira romaria de gente comum em busca de ajuda e de aventureiros dispostos a se tornar uma lenda. É funcional, mas na prática essa cidade é um ponto de partida para levar os jogadores a outros lugares. Como torná-la atraente? O CEFAO-BLE é nossa saída e a cidade pode ter uma relação ambígua com ela…

Lembram do restaurante chinês em Macross, aonde todos os soldados batiam ponto?

> COLÉGIO FORTUNATO
# Nas Ruas
# Avenidas Principais
# Avenidas Principais 2

# Ruelas Perigosas
# Praça Principal
# Lanchonete

# Shopping Center
# Pizzaria
# Boteco
# Motel
# Prefeitura

O resto vai ser construído de acordo com a necessidade. Por exemplo, imaginem seus personagens em busca de uma peça ilegal de tecnologia para solucionar uma encrenca. Isso os fará passar seu fim de semana em outra cidade. Abra uma sala na área de Side-Quests e está resolvido.

Da mesma forma, assim como vocês podem criar o alojamento dos operativos de apoio (caso alguém queira) ou um cassino clandestino em algum buraco da cidade, criem. Chegará o momento aonde teremos muitas salas e, por isso mesmo, o trabalho dos QMs é tão importante. Em geral, eu aviso na parte de Discussão de Academia que estou livre para RP e combino com algum outro jogador ali mesmo, dizendo o local da cena. Ao final, eu sempre preencho o sumário.

“Armários, Sexta à tarde: dei uns amassos numa criatura, hua hua.” Isso também entra nos sumários…

Para fechar

Eu pessoalmente tenho achado a experiência gratificante como jogador. Como eu ando bem ocupado e meu inglês falado não é lá essas coisas, jogar por escrito em forma de chat e só nos momentos livres tem sido bem funcional para mim. É uma experiência totalmente válida e, para os interessados em uma campanha de “Academias do Sabre”, é uma ótima pedida. Vocês verão uma novelinha se construindo à sua frente em diversas linhas de trama e… novela vicia.

E não é preciso se limitar a esse exemplo. Vocês podem ser alunos de um dos internatos de nobreza em Annelise ou até mesmo usar essa estrutura para outras funções não-relacionadas a estudantes, como uma cidade colônia no espaço com uma base vigilante da Brigada ao lado. E notem: quando a pancadaria com robôs acontecer, organicamente, vai ser um evento. Vai soar especial e empolgante para todos, podem acreditar.

Até a próxima e divirtam-se, sempre.

E lembrem-se sempre, amiguinhos: meter-se em roubada é uma arte.

* CEFAO-BLE são as iniciais (dã) de Centro de Formação Avançada de Oficiais — Brigada Ligeira Estelar. Convenhamos, tem a cara de um departamento militar padrão da vida real.
** Boot Camp são aqueles campos de treinamento para recrutas antes de serem enviados para uma guerra. Se alguém souber o nome disso em português me avise, por favor. Eu não achei.
*** Há quem ache melhor a não existência de pastas como a NSFW e a Shitpost, mas me deixem fazer a defesa delas: se você não as criar, esse tipo de conteúdo vai ser espalhado pelas demais salas por aqueles sem noção nenhuma. Talvez seja conveniente batizar a NSFW de NSFW (18+) dependendo dos casos (pelo menos, no servidor aonde jogo eu vejo apenas conteúdo sensual nessa salas — mas em outros lugares rola baixaria muito grossa), para se eximir de qualquer responsabilidade caso um adolescente entre nela. É bom estabelecer limites também desde o começo — se a ordem for no máximo nudez leve nas imagens, ou nem isso, deixem tudo escrito nas regras do servidor. Em contrapartida, quem não gosta desse tipo de material simplesmente deveria não entrar nessa sala. A função dos QMs aqui é a de manter a tranquilidade doméstica do lugar, nada mais. E eles deveriam ser firmes nesse sentido.
**** Out of Character. Deixe o pessoal solto. 😀
COMENTÁRIO EXTRA: esqueci algumas coisas meio óbvias, como Vestiários Masculino e Feminino, mas preferi ao invés de corrigir, pontuar isso aqui — porque vocês sempre esquecerão algo e dependendo da necessidade, precisarão criar novas salas de acordo com a ocasião.

IMAGEM DE TOPO: a Academia Ohtori do longa animado de Shoujo Kakumei Utena. É, eu sei. Mas embora eu realmente não suporte os personagens, a série e tudo o que os cerca, realmente adoro o desenho de produção do longa. Os cenários e objetos de cena impressionam, preciso admitir. :\
DISCLAIMER: ah, tirante Macross, Utena e Kill la Kill, desta vez nem sei de onde tirei a maior parte dessas imagens (e elas podem estar meio fora de seu contexto original aqui). Fica um “todas as imagens pertencem a seus legítimos proprietários, sem intenção de comprometer direitos autorais de outrem”. Provavelmente vocês saberão listá-las melhor do que eu…

8 comentários

  1. Curiosidade: como o servidor lida com o fato que um dos jogadores é o criador do BLE? Tem momento “Mesa Redonda com o Lancaster?” Alguém já tentou usar você como autoridade contra argumentos de QMs?

    E alguma chance de rolar uma Academia do Sabre onde as consequências entram no cenário oficial? .-.

  2. “Pelo menos os leitores não pediram uma versão oficial da Tecnomagia, ufa…” – não provoca o destino. 😛

    Restaurante chinês em Macross? Claro que lembro, elemento super-recorrente na campanha de Robotech que joguei há mais tempo que prefiro lembrar…. No nosso jogo a Minmay ganhou o concurso Miss Macross POR CAUSA do voto dos pilotos!!! XD

  3. Eu acho que tá bem útil os conselhos do artigo (e a defesa ao NSFW faz muito sentido tb kkkkk), Só não sei se o 3D&T aguenta o pacing de um jogo desses, acho que vai ter que rolar muita house-rule pra fazer o negócio fluir, mas não é impossível!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s