“Com qual anime Brigada se parece?”

BRIGADA LIGEIRA ESTELAR RPG nasceu do cruzamento de diferentes influências. O visual pseudo-napoleônico e ao mesmo tempo futurista nasceu de elementos formativos do gênero. No entanto, ele criou sua própria identidade um tanto cedo demais, sem a mesma oportunidade de crescer aos poucos e vir ganhando sua cara em frente aos olhos do público — como foi o caso de Tormenta, por exemplo.

Isso tem suas vantagens e desvantagens. Eu tenho falado bastante sobre referências, mas talvez seja o momento de procurar encarar esta ambientação em seus próprios termos. Isso nos traz essa pergunta: “Com qual anime Brigada se parece?”

Ela é uma pergunta bem comum, na verdade. E por muito tempo eu a tenho respondido citando diferentes influências e mostrando como encaixá-las. Falando assim, o cenário até parece um monstro de Frankenstein temático. Mas será que isso se aplica a essa altura do campeonato?

É aqui aonde entro com esse vídeo.

Fique de pé até a vitória!

Eu assisti essa abertura — e o primeiro encerramento dessa série — mil vezes enquanto escrevia o primeiro livro de Brigada Ligeira Estelar, ainda para o sistema 3D&T Alpha. No entanto, V Gundam nem de longe é algo que eu gostaria de ver como referência para o cenário. Há motivos pelos quais uma abertura e um encerramento tão empolgantes acabaram parando numa série tão depressiva, mas essa história de bastidores realmente não nos importa. Não aqui (estou tentando ser objetivo).

O importante era o peixe vendido por esses três minutos em conjunto. Stand up to the Victory. Winners Forever. Eu queria ver a série vendida por essa abertura (e que não estava lá), mas os títulos das músicas-tema e a energia desses vídeos já me deram o que eu procurava.

Então, ao invés de ficar indicando referências, talvez não fosse o caso de explorar a própria identidade do cenário? Um amigo me disse recentemente: Brigada Ligeira Estelar pode ser o primeiro real robot da vida de alguém. E, se opondo ao padrão do gênero, a Brigada é um símbolo de esperança. Há um apelo ao heroísmo no pior dos momentos. Não é algo que vá se encontrar facilmente nesses animes.

Winners Forever. Isso tem mais a ver com a Brigada do que com essa série.
Pode acreditar.

É claro que exibir um episódio selecionado de anime para jogadores novatos (não o V Gundam, isso não!), antes de se montar as fichas, possa ser uma boa pedida — referência é mais um norte para um primeiro momento e pode ser necessária — mas talvez a própria pergunta “com qual anime Brigada Ligeira Estelar se parece?” esteja mal formulada. Qual seria a melhor forma de se responder?

Talvez seja melhor dizer: Brigada Ligeira Estelar é um Real Robot — uma subdivisão no gênero Robôs Gigantes na qual esses construtos são produzidos em massa e usados em confrontos espaciais. Seus protagonistas são os pilotos dessas máquinas. Ele pertence ao mesmo gênero de animes famosos como Gundam, Macross e tantos outros, tem muita coisa em comum com eles, faz até referências e homenagens a essas obras — mas tem suas diferenças e sua própria identidade. Você tem algo importante a proteger aqui.

Vamos falar de referências neste blog, sim, mas para todos os efeitos talvez isso seja o suficiente.

Até a próxima!

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s