Gerador Rápido de Nomes

A Aliança Imperial é um lugar multicultural e multiétnico, embora de modo geral cada planeta tenha suas predominâncias, e há sempre casos de personagens pertencentes a um mundo mas com ascendência de outro — ou talvez de minorias específicas. Já falamos sobre suas línguas em dois artigos publicados no site da Editora Jambô, AQUI e AQUI, e a maior parte dos nomes não difere tanto assim de nomes comuns predecessores à grande diáspora da humanidade.

A existência de uma nobreza contribuiu para difundir tal panorama (nomes como Silas, Lucas, Adelaide e tantos outros não são exatamente alienígenas) mas, por outro lado, como negar as heranças culturais próprias de mundos como Viskey, Arkady e tantos outros? Assim sendo, estamos apresentando aqui uma pequena lista de nomes comuns presentes em cada planeta central do Sabre. Nem de longe são os únicos — e provavelmente nem são estes os mais comuns.

Há muito mais nomes e sobrenomes em cada planeta e você pode até propor outros se quiser. Nomes relacionados à estrelas e à colonização espacial podem ser comuns. Há minorias com onomástica própria (como os Ghaspvelm de Gessler e nomes estranhos como Glen’x Kendlakk ou Cysajlava Hadaram*) mas não trataremos delas nessas tabelas. Você inclusive pode escolhê-los, sem jogar dados, mas o modo mais prático de se usar essa tabela é seguir esses passos:

  1. Jogue 3d6. Resultando entre 9 e 12, vá para a Tabela de Nomes Comuns e role segundo o gênero do personagem. Daí, vá para a tabela de seu mundo e role o sobrenome, segundo o passo 3. Resultando entre 3 a 8 ou 13 a 18, vá para a tabela de seu planeta.
  2. Jogue 2D6. Escolha o gênero e defina seu primeiro nome na tabela correspondente; 
  3. Para o sobrenome, role par ou ímpar para decidir, respectivamente, se você vai rolar 2D6 na Coluna 1 (PAR) ou 2 (ÍMPAR).

Você também pode simplesmente usar a tabela apenas para escolher um nome. Apenas olhe, escolha (“ah, vou me chamar isso e aquilo”) e divirta-se. Se quiser usar nomes como sobrenomes ou vice-versa, é válido. Caso seu personagem seja um nobre, é possível pertencer a um dos clãs de nobreza do Império ou até mesmo criar o seu próprio clã. Nesse caso, role os nomes e escolha seus sobrenomes à parte das tabelas — o mestre poderá ajudá-lo nesse sentido.

Alguns mundos podem fugir à estrutura comum: os Arkadi** usam patronímicos baseados no primeiro nome do pai (“Boris Ivanovich Godunov” ou “Milena Ivanova Godunov”, filhos de Ivan). Viskeyjin batizam seus filhos com sobrenomes na frente do nome mas, na hora da documentação imperial, o nome precede o sobrenome como no resto do império. Quanto aos nobres, seus sobrenomes se acumulam a cada geração — e por isso seus nomes completos podem ser imensos!

Como falamos, essas são amostras minúsculas da imensa e multifacetada variedade de nomes na Constelação do Sabre — e não a representa por completo nem de longe mas é um bom ponto de partida para começar rapidamente. É mais uma ferramenta para o jogador apressado, disposto a criar um nome integrado neste universo ao invés de batizar personagens como John ou Jack por mero vício. Nunca a veja como uma regra escrita em pedra. Se algo incomodar, mexa.

Como um último comentário: todos esses nomes são ligados às origens desses mundos e são tirados do mundo real ou, quanto muito, inspiradas nele. Isso ajuda a criar personagens com nomes esquisitos mas funcionais: pense na franquia Gundam, capaz de perpetrar nomes como Jamitov Hymen, Bask Om, Revive Revival ou Full Frontal (!). Aqui você pode acabar com um nome como Jupiter Sax, Ara Paz ou Bronzo Bronzo. Então, entre na brincadeira… 

…e divirta-se.

“Alô, é do Moe’s? Quero falar com o Quattro Bajina!”
“Tem algum Quattro Bajina por aí?”

* Ghaspvelm foi criado originalmente para um mundo de fantasia medieval meu, hoje engavetado, e transplantado para o universo de Brigada Ligeira Estelar. Os nomes desses personagens, inclusive, pertencem a NPCs dessa antiga ambientação e seu retorno sob nova roupagem é possível. Mas ele também era uma brincadeira com aquela tradicional técnica de se criar nomes de personagens digitando algumas letras ao acaso e criando vogais para tornar o nome pronunciável — quer criar um nome tipicamente Ghaspvelm? Faça isso sem o menor dó, ora!
** Arkady é o nome do planeta, Arkadi é seu gentílico.

COMENTÁRIO EXTRA: alguns de vocês vão perceber a eventual presença de um nome ou sobrenome, aqui e ali, muito… quinta série. Isso foi deliberado, em nome da fidedignidade (tá bom, um pouco de maldade também contou): em primeiro lugar, muitas vezes — especialmente em Gundam mas não exclusivamente — um nome inconvenientemente ridículo emerge do processo, mesmo se o anime for seríssimo. Segundo, todos esses nomes foram frutos de pesquisa e vieram da vida real, sendo coerentes com esses mundos. Prefiro encarar isso como parte da diversão. Não leve tudo tanto a sério.

DISCLAIMER: Mobile Suit Zeta Gundam é propriedade de Sunrise, Inc. — todos os direitos reservados. Imagem para fim jornalístico e divulgacional.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s