BLE para Fate (Parte 3)

Olá, 2d8 leitores! Eu sou o Leishmaniose, membro do coletivo de RPG Mundos Colidem e protozoário errante da internet. Na postagem especial de hoje, eu trago a última parte do hack do Fate para Brigada Ligeira Estelar: o Fate Mecha.

O Fate é um sistema com fanbase dedicada e sempre fui a favor de adaptações do cenário feitas pelos fãs. Há um bom tempo, o site Mundos Colidem fez uma adaptação de Brigada Ligeira Estelar para o sistema. Como ele em breve irá sair do ar, estamos trazendo outro convidado — o Leishmaniose — para abrigar aqui seu material (aqui expandido) e mantê-lo vivo para nossos jogadores. As duas primeiras partes estão AQUI e AQUI respectivamente. Divirtam-se!

Equipamento

Equipamentos representam os itens utilizados pelas personagens em seu cotidiano. O valor utilizado na listagem de equipamentos está em $ para melhor adaptação para o seu jogo.

A personagem tem um montante de 100 $ para adquirir seu equipamento inicial. Adquirir um item ou utilizar um serviço exige que o valor de custo seja pago por ela. Vendas feitas por ela obtém metade do valor do custo de compra das lojas.

Carga

Todos os itens têm valor de carga. Uma personagem carrega uma quantidade igual ou menor que 10 + Força. Acima dessa quantidade, ela recebe a Consequência Leve “Carga Pesada” que pode ser invocada gratuitamente contra ela.

Armaduras e Escudos

Armaduras e escudos são equipamentos usados para defesa e proteção.

Armadura Leve: A armadura leve que oferecem proteção, mas não restringem os movimentos e nem pesam demais. Concede um bônus de +1 nas rolagens de Defesa de Agilidade contra ataques físicos, custam 100 $ e tem valor de Carga 1.

Armadura Pesada: A armadura pesada possui uma proteção boa contra dano, porém restringe alguns movimentos e possui um peso maior. Concede resistência contra danos físicos, custam 1.000 $ e tem valor de Carga 3.

Escudos: O escudo é uma placa presa ao antebraço da personagem e segurada por sua mão inábil que permite aparar ataques. Concede um bônus de +1 nas rolagens de defesa de Agilidade contra ataques físicos, a personagem recebe o Aspecto pessoal “Égide” que pode ser invocado gratuitamente em rolagens de defesa de Agilidade contra ataques em área, custa 50 $ e tem valor de Carga 1.

Armamentos

Armas são equipamentos usados para ataques físicos.

Armas à Distância: armas que atingem oponentes em zonas distantes. Elas utilizam Agilidade na jogada de ataque e causam +1 de dano. Possuem valor de Carga 1 e o custo varia: 100 $ para armas de projéteis e 200 $ para armas laser.

Armas Leves: armas finas e ágeis, permitindo maior mobilidade no ataque. Elas utilizam Agilidade ou Força na jogada de ataque, adicionam +1 no ataque e +1 no dano. Possuem valor de Carga 1 e custam 50 $.

Armas Pesadas: armas robustas e pesadas que causam maior dano. Elas utilizam Força na jogada de ataque, adicionam +1 no ataque e +2 no dano. Possuem valor de Carga 3 e custam 150 $.

Equipamentos e Mantimentos

Equipamentos são os objetos comuns utilizados por personagens em seu cotidiano, como ferramentas, roupas e itens que irão auxiliar as personagens no dia a dia. Mantimentos, por sua vez, se referem à alimentação que eles possuem para uso nas aventuras.

Equipamento: A personagem possui a característica extra Equipamento. Ela tem uma quantidade de caixas igual a 5 + Energia. Ela marca uma caixa para cada kit de equipamento comprado ou obtido de acordo com a situação.

Toda vez que em jogo ela precisar de um equipamento, ela pode apagar a marca de uma das caixas marcadas e ela terá esse equipamento em sua mochila. O equipamento dura por uma cena e um Ponto de Destino pode ser gasto para que dure até um Descanso Longo.

A característica Equipamento só pode ser usada para objetos utilitários, como cordas, panelas, roupas, pederneiras e luvas. Ela não inclui armas, armaduras, escudos, itens preciosos, itens únicos e implementos.

Quando todas as caixas estiverem desmarcadas, a personagem só poderá fazer isso novamente ao comprar mais kits de equipamento ou gastando um Ponto de Destino. Um kit de equipamento custa 100 $ e tem valor de Carga 1.

Mantimento: A personagem possui a característica extra Mantimento. Ela tem uma quantidade de caixas igual a 5 + Energia. Ela marca uma caixa para cada kit de mantimento comprado ou obtido de acordo com a situação.

Toda vez que realizar um descanso longo em algum lugar em que não compre a alimentação e a hospedagem, ela apaga a marca de uma das caixas marcadas. Isso significa que ela usou dos mantimentos que tinha para poder manter-se hidratada e nutrida para o descanso.

Quando todas as caixas estiverem desmarcadas, a personagem só poderá fazer isso novamente ao comprar mais kits de mantimento ou gastando um Ponto de Destino. Um kit de mantimento custa 50 $ e tem valor de Carga 1.

Caso não consiga fazer um Descanso Longo em um local com alimentação e instalações de repouso, seja um estabelecimento comercial ou residencial, é preciso consumir um mantimento.

Alimentação

  • Bebida Alcoólica. 1 $. Carga 1. A personagem pode beber um litro por valor de Força. Acima disso, uma rolagem de defesa de Força é necessária para cada litro adicional tomado. Falha resulta na Consequência Leve “Bêbada”.
  • Comida Comum. 5 $. Carga 1. Dura por dois dias antes estragar.
  • Comida Deliciosa. 10 $. Carga 1. A comida deliciosa conta como um Descanso Curto em um ambiente tranquilo. Ela dura por um dia antes de estragar.
  • Comida Estragada. $ 1. Carga 1. Estabelecimentos suspeitos vendem comida estragada. Uma rolagem de defesa de Força é necessária após alimentar-se de comida estragada. Falha resulta na Consequência Leve “Diarréia”.
  • Ração para Animais. $ 5. Carga 1. Comida para animais dos mais variados tipos. Ela dura por um mês antes de ficar estragada — para seres humanos, é comida Estragada.

Importante: Consequências Leves obtidas com álcool e comida estragada possuem invocações gratuitas em rolagens contra a personagem.

Animais

  • Animal de Carga. 50 $. Fortes animais de carga, mas que não são velozes, como búfalos e mulas. Carga Máxima de 50.
  • Animal de Cavalgada. 100 $. Animais utilizados como montaria, carregando até duas pessoas, como cavalos e camelos. Carga Máxima de 25.
  • Grande Animal de Carga. 500 $. Animais mais fortes que os animais comuns, como hipopótamos e elefantes. Carga Máxima de 100.
  • Mascotes. 100 $. Animais domésticos como cães, gatos e tartarugas.

Importante: Uma pessoa possui Carga 3, sem contar os equipamentos.

Hospedagem

  • Cubículo. 10 $. Realizar um Descanso Longo só restaura as caixas de Estresse.
  • Quarto Comum. 50 $. Quarto com uma mesa, um baú e camas para três a cinco pessoas.
  • Suíte. 200 $. Quarto espaçoso com uma mesa, espelho, armário e uma grande cama confortável para uma única pessoa. Um Descanso Longo em uma suíte conta como uma semana de descanso em um ambiente confortável.

Serviços

  • Correios. 1 $. Envio de cartas ou mensagens para outra cidade.
  • Informações. 1 $. Obter informações de guias sobre a cidade, seu presente e seu passado. A personagem recebe um bônus de +2 na rolagem de Inteligência para conseguir informações da cidade ao se informar com um guia.

Modelos de Mechas

A façanha Mecha (vista na parte 2) fornece o necessário para que a personagem tenha seu próprio mecha e possa construí-lo da forma que deseja. Entretanto, pode haver aqueles que desejam usar os mechas oficiais do cenário.

Neste caso, segue abaixo os modelos de mechas apresentados no módulo básico do Brigada Ligeira Estelar para 3D&T Alpha — as respectivas descrições estão no livro original. Cada modelo apresenta a quantidade de aquisições da façanha Mecha para poder tê-lo.

AGRO (BLE Alpha, página 55)

Custo: 1 aquisição da Façanha Mecha.
Características: Artilharia 1, Blindagem 1, Força 3 e Velocidade 0. Estresse Físico: 4.
Aprimoramentos: Hábil, Ofensivo (Cortante), Perigoso.

BOGATIR (BLE Alpha, página 55)

Custo: 2 aquisições da Façanha Mecha.
Características: Artilharia 1, Blindagem 3, Força 3 e Velocidade 0. Estresse Físico: 6.
Aprimoramentos: Foco (Força), Excepcional (+2 em um ataque usando Força), Hábil, Ofensivo (Esmagamento), Perigoso.

CAPTOR (BLE Alpha, página 55)

Custo: 1 aquisição da Façanha Mecha.
Aspecto: Mecha Anfíbio.
Características: Artilharia 1, Blindagem 2, Força 3 e Velocidade 0. Estresse Físico: 5.
Aprimoramentos: Excepcional (Consequência Leve: Letargia), Foco (Força), Hábil, Ofensivo (Contudente).

DUELISTA (BLE Alpha, página 55)

Custo: 3 aquisições da Façanha Mecha.
Características: Artilharia 1, Blindagem 2, Força 3 e Velocidade 2. Estresse Físico: 5.
Aprimoramentos: Excepcional (pode mudar de zona sem gastar ação), Foco (Força, Velocidade), Hábil, Modificado (escolha uma característica e adiciona +1), Ofensivo (Cortante, Perfurante), Perigoso.

EFRITE (BLE Alpha, página 57)

Custo: 3 aquisições da Façanha Mecha.
Aspecto: Apenas em Ottokar.
Características: Artilharia 2, Blindagem 3, Força 4 e Velocidade 2. Estresse Físico: 9.
Aprimoramentos: Blindado (duas aquisições), Excepcional (pode mudar de zona sem gastar ação), Foco (Força, Velocidade), Hábil, Largo, Modificado (escolha uma característica e adiciona +1), Ofensivo (Cortante, Perfurante), Perigoso.

HUSSARDO (BLE Alpha, página 57)

Custo: 2 aquisições da Façanha Mecha (Hussardo Genérico e da Nobreza); 3 aquisições da Façanha Mecha (Hussardo da Brigada Ligeira Estelar).
Aspecto: Mecha Militar Oficial.

Características:
Hussardo Genérico: Artilharia 1, Blindagem 2, Força 1 e Velocidade 2. Estresse Físico: 5. 
— Hussardo da Nobreza: Artilharia 1, Blindagem 3, Força 2 e Velocidade 2. Estresse Físico: 7.
— Hussardo da Brigada Ligeira Estelar: Artilharia 2, Blindagem 3, Força 2 e Velocidade 2. Estresse Físico: 9.

Aprimoramentos:
— Hussardo Genérico: Blindado (duas aquisições), Excepcional (pode mudar de zona sem gastar ação), Foco (Força, Velocidade), Hábil, Ofensivo (Energético, Perfurante), Perigoso.
Hussardo da Nobreza: Blindado (duas aquisições), Excepcional (pode mudar de zona sem gastar ação), Foco (Força, Velocidade), Hábil, Ofensivo (Energético, Perfurante), Perigoso.
Hussardo da Brigada Ligeira Estelar: Blindado (quatro aquisições), Excepcional (pode mudar de zona sem gastar ação), Foco (Força, Velocidade), Hábil, Ofensivo (Energético, Perfurante), Perigoso.

IRREGULAR (BLE Alpha, página 58)

Custo: 1 aquisição da Façanha Mecha.
Características: Artilharia 1, Blindagem 1, Força 2 e Velocidade 2. Estresse Físico: 5.
Aprimoramentos: Blindagem (duas aquisições), Hábil, Ofensivo (escolhe um tipo).

KARAKURI (BLE Alpha, página 59)

Custo: 3 aquisições da Façanha Mecha.
Aspecto: Mecha para Mentalistas.
Características: Artilharia 2, Blindagem 4, Força 3 e Velocidade 2. Estresse Físico: 9.
Aprimoramentos: Blindado (duas aquisições), Defensivo (Cortante), Excepcional (pode mudar de zona sem gastar ação – duas graduações), Foco (Artilharia, Blindagem, Força, Velocidade), Hábil, Modificado (escolha uma característica e adiciona +1), Ofensivo (Elétrico), Perigoso.

LANCEIRO (BLE Alpha, página 59)

Custo: 1 aquisição da Façanha Mecha.
Características: Artilharia 2, Blindagem 2, Força 2 e Velocidade 0. Estresse Físico: 4.
Aprimoramentos: Hábil, Modificado (Escolha uma Característica e adicione +1), Ofensivo (Cortante, Perfurante).

REFUGO (BLE Alpha, página 59)

Custo: 1 aquisição da Façanha Mecha.
Características: Artilharia 1, Blindagem 1, Força 1 e Velocidade 0. Estresse Físico: 2.
Aprimoramentos: Foco (Força), Hábil, Ofensivo (Contundente), Perigoso.

Fim da Última Parte

E é isto, 2d8 leitores! Chegamos ao final da adaptação do Fate para o Brigada Ligeira Estelar: o Fate Mecha! Eu gostaria de agradecer ao convite feito pelo Alexandre para postar aqui no blog do Brigada (N. do E.: sou eu quem agradeço, cara) e a todos vocês que acompanharam essa adaptação. A gente se vê por aí em alguma comunidade do Facebook, grupo do Whatsapp, grupo do Telegram ou servidor do Discord!

Bonanças!

Atenciosamente,

Leishmaniose

DISCLAIMER: Gundam 0083, Gundam: G no Reconguista, Armored Trooper Votoms, King of Braves: Gaogaigar e Cowboy Bebop pertencem à Sunrise, Inc.; Blue Gender e Hyper Combat Unit Dangaioh pertencem à Anime International Company, Inc.; Patlabor pertence ao estúdio Headgear; Heavy Object pertence à Kazuma Kamachi e Ryō Nagi via ASCII Media Works e J. C. Staff; Space Battleship Tiramisu pertence à Satoshi Miyakawa e Kei Itō via Shinchosha Publishing Co, Ltd. e Gonzo K.K.; Linebarrels of Iron pertence à Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi via Akita Publishing Co., Ltd. e Gonzo K.K.; Super Robot Wars: Original Generation pertence à B.B. Studio Co., Ltd. e Asahi Production. Imagens para fins divulgacionais. Todos os direitos reservados aos seus respectivos proprietários.

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